Conteúdo da Notícia

Desembargador Paulo Ponte abre reunião da Rede de Escolas de Governo

Desembargador Paulo Ponte abre reunião da Rede de Escolas de Governo

Ouvir: Desembargador Paulo Ponte abre reunião da Rede de Escolas de Governo

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), fez a abertura da reunião preparatória ao Plano Estratégico da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará. O encontro teve início na tarde desta quarta-feira (09/09), na Escola, e contou com palestra e explicações sobre o assunto.
O magistrado, que é o coordenador-geral da Rede, destacou a importância do Plano Estratégico a ser elaborado nos dias 16 e 23 de setembro, na Esmec. O trabalho será coordenado por Regina Estela Benevides de Lima, articuladora de políticas de TI na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará.
A reunião teve a participação de funcionários indicados pelas 12 Escolas ligadas à Rede, dentre os quais os representantes da Esmec: Flávio José Moreira Gonçalves (assessor pedagógico), Lara Coe Mota (diretora da Divisão de Programação e Controle) e Rosângela Maria Evangelista de Melo (supervisora).
O coordenador-geral da Escola, juiz Aluisio Gurgel do Amaral Júnior, esteve presente.
Os participantes assistiram à palestra “Ser e Agir em Rede”, proferida pelo professor Élcio Antonio Zarpelon, formado em Direito pela PUC e Trainer em Gestão, Liderança, Comunicação, Negociação e Coaching pela Dale Carnegie University de New York, com curso de extensão na área de Gestão de Liderança pela Sullyvan University.
Também acompanharam as explanações sobre o histórico da entidade, feitas por Flora Maria Carneiro Teles, Diretora de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Marilac Coelho, Assessora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Saúde Pública (ESP); e Daniel Marinho Almeida, coordenador pedagógico da Escola de Gestão Pública (EGP).
Segundo Flora Carneiro, a necessidade de uma cooperação interinstitucional foi o principal motivador do nascimento da Rede. “Vimos que havia interesse das instituições em unir esforços e implementar ações conjuntas, de interesse comum”. Segundo ela, a entidade tem como objetivos realizar atividades conjuntas de educação corporativa e difundir boas práticas, entre outros.
Integram a Rede as seguintes instituições: Escola de Gestão Pública (EGP); Escola de Saúde Pública (ESP); Instituto Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo (IPC-TCE); Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa-TCM); Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR); Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE); Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp); Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep) e Esmec.