Presidente recebe Embaixador da República Tcheca
- 1000 Visualizações
- 06-02-2009
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto, recebeu, à tarde da última quinta-feira, 5, a visita do Embaixador da República Tcheca (antiga Tchecoeslováquia) no Brasil, Ivan Jancarek, que estava em companhia do Cônsul honorário da República Tcheca no Ceará, empresário Raimundo José Marques Viana. Os visitantes foram recepcionados na Sala de Convivência do Tribunal de Justiça. O consulado honorário em Fortaleza, aberto no dia 5 do corrente mês, funciona na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Para o desembargador Ernani Barreira, a visita do Embaixador e do Cônsul foi cortês e elegante. O presidente disse que estuda o convite que recebeu da Embaixada para visitar aquele País do leste europeu. “Vamos analisar o convite”, garantiu o presidente.
Brasil e Republica Tcheca possuem muitas semelhanças: são países repletos de energia, estáveis politica e economicamente, com forte intercâmbio comercial. O Brasil é o maior parceiro comercial da República Tcheca em toda a América Latina, com volume de transação em torno de 700 milhões de dólares por ano. Com o Ceará, o intercâmbio comercial é da ordem de US$ 68 milhões.
O Embaixador, durante a visita ao presidente do TJCE, falou das relações comerciais entre Ceará e República Tcheca, destacando que a parceria deverá ser ampliada em função da proximidade do Estado com a Europa. Máquinas de costura, frutas, castanha de caju, calçados e confecções são os principais produtos cearenses que interessam aos tchecos.