Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros elogiam Gestão durante visita ao Tribunal de Justiça do Ceará
- 2474 Visualizações
- 14-09-2023
Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) visitaram, nesta quinta-feira (14/09), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O presidente da Corte, desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu o juiz Frederico Mendes Júnior e a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro que são, respectivamente, presidente da AMB e vice-presidente de Direitos Humanos da Associação. Também participaram a coordenadora da Justiça Estadual, Vanessa Ribeiro Mateus, e o vice-presidente institucional, Cláudio Martinewski, ambos da AMB.
Durante o encontro, várias conquistas alcançadas pelo Judiciário do Ceará foram destacadas, como, por exemplo, o grande número de mulheres magistradas na Justiça estadual. “O Tribunal de Justiça do Ceará é muito bem-visto, hoje, no Brasil inteiro pelo trabalho que vem realizando. Há aqui um equilíbrio econômico e orçamentário dentro do próprio Tribunal e existe uma vontade para acertar”, afirmou o juiz Frederico Mendes Júnior.
Na ocasião, odesembargador Abelardo Benevides compartilhou alguns projetos em execução e outros a serem implantados no Judiciário, como os investimentos que serão feitos, por exemplo, na segurança dos fóruns de todo o Estado. Sobre esse assunto, o juiz Frederico Mendes afirmou que “isso só tem em pouquíssimos lugares do Brasil. Aquele juiz que está mais distante dos grandes centros urbanos, geralmente está em uma situação de insegurança muito grande”.
Ainda segundo o magistrado, uma pesquisa da AMB apontou que os magistrados brasileiros ficam em segundo lugar no ranking dos mais ameaçados entre 11 países latino-americanos, ficando atrás apenas dos bolivianos. “É uma grande satisfação vir aqui ao Ceará e ver o que está sendo feito. Nós temos tentado ter um debate o mais plural possível com a magistratura de todos os estados”, afirmou o juiz.
A AMB é a maior associação de magistrados do Brasil e, com o objetivo de compreender melhor as diferenças entre os estados brasileiros e de promover melhorias, representantes da Associação têm feito visitas, sendo o Ceará o quarto estado a ser visitado. “O Brasil é um continente, são muitas diferenças. Temos tentado olhar isso e levar, na medida do possível, as boas práticas que se viu de algum lugar para outro”, disse o presidente da AMB.