Tribunal de Justiça realizará II Semana de Homenagem aos Conciliadores e Mediadores do Judiciário Cearense
- 4771 Visualizações
- 14-08-2023
Em comemoração ao Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais, que acontece no próximo dia 26 de agosto, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE) realizará, de 21 a 25 deste mês, a II Semana de Homenagem aos Conciliadores e Mediadores do Judiciário Cearense. O objetivo é divulgar a política autocompositiva e promover ações que visem à valorização e ao reconhecimento desses profissionais que desempenham papel fundamental na Justiça Estadual.
O evento, que terá como tema “Construindo pontes de diálogo”, ocorrerá em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza, o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujur), a Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua (Secap-FCB) e o Programa Vida em Equilíbrio, do TJCE.
O Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais foi instituído pela Lei nº 18.400/2023, publicada no Diário Oficial no dia 26 de junho. Segundo o normativo, a data tem como objetivo reconhecer e valorizar, perante a sociedade civil e o poder público, os serviços prestados por esses profissionais a toda a população do Estado do Ceará.
PARTICIPAÇÃO
Para participar dos eventos presenciais, os interessados devem preencher o formulário disponível AQUI. Os primeiros 60 inscritos receberão e-mail de confirmação de presença até esta sexta-feira, (18/08). Os demais também receberão e-mail com link para participar através da plataforma Microsoft Teams.
A programação incluirá uma série de ações direcionadas à capacitação, valorização e cuidado dos gestores de conflitos. Confira abaixo:
Segunda-feira (21/08)
Palestra virtual: “Comunicação não-violenta para gestores de conflito”
Horário: 14h às 16h
Clique AQUI para assistir à palestra
Palestrante: Mara Livia Moreira Damasceno, doutora e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição onde é professora da Graduação em Direito. Mediadora Judicial e Extrajudicial, com atuação no Cejusc da Capital (FCB e extensão, na Unifor). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Consensual de Conflitos – Paz e Justiça (GPGC) da Universidade de Fortaleza. Advogada certificada pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Consteladora Familiar Sistêmica certificada pelo Mundo Akar.
Terça-feira (22/08)
Círculo de diálogo e celebração
Local: Nujur – Setor Verde, nível 4, sala 405
Horário: 9h às 11h
Quarta-feira (23/08)
Palestra virtual: “Gestão das emoções – potencializando uma mediação eficaz” (em parceria com a Secap)
Horário: 14h às 16h
Clique AQUI para assistir à palestra
Palestrante: Patrícia Passos Sampaio, graduada e mestre em Psicologia com doutorado em Saúde Coletiva. É professora titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicodinâmica do Trabalho e Psicologia Institucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saúde, trabalho, instituições e grupos. É idealizadora e coordenadora geral do Programa de Saúde do Trabalhador (PROST).
Quinta-feira (24/08)
Círculo de diálogo e celebração
Local: Nujur – Setor Verde, nível 4, sala 405
Horário: 9h às 11 horas
Ginástica laboral
Local: Cejusc de Fortaleza (FCB) – Setor Amarelo, nível 0, sala 007
Horário:15h
Sexta-feira (25/08)
Palestra: “O improviso na gestão de conflitos”
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório Des. Agenor Studart – Setor Azul, nível 2, sala 208
Clique AQUI para assistir à palestra
Palestrantes: Geanne Catunda e Rafaela Mota
Geanne Catunda de Carvalho Barreto é bacharel em Direito, especialista em organização judiciária, servidora do TJCE, mediadora e conciliadora judicial e instrutora formada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também é professora dos cursos de formação de conciliador/mediador judicial do Nupemec/TJCE e, atualmente, chefe do Cejusc de Fortaleza, além de autora do e-book: Como aplicar técnicas autocompositivas na mediação/conciliação.
Rafaela Mota Holanda é advogada, com mestrado em Direito e especialização em Mediação e Gestão de Conflitos pela Unifor. É mediadora e conciliadora Judicial atuante no TJCE, além de professora de Gestão de Conflitos e Criatividade. Atua como facilitadora de experiências educacionais envolvendo a arte e a gestão de conflitos, é mentora de Criatividade e Improviso, além de atriz formada pelo Theatro José de Alencar. Ainda é autora do livro: Direito à Educação – a arte como caminho para o desenvolvimento da gestão de conflitos.
Palestra: “A importância das perguntas na busca do conflito real”
Horário: 14h30 às 16h30
Clique AQUI para assistir à palestra
Palestrante: Isabela Fares Matias, advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza. É professora da Unifor e do Centro Universitário Christus (Unichristus). É mediadora e conciliadora Judicial, além de Instrutora em Mediação e Conciliação judiciais, em ambas certificadas pelo CNJ. Também atua no Cejusc da Capital.
A partir das 16h40, haverá programação musical e sorteio de brindes no Espaço do Servidor.