Universidade de Harvard avaliará impactos de ações do Promojud
- 1026 Visualizações
- 21-04-2023
Iniciativa pioneira no Brasil, o Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud) passará por uma avaliação experimental de impacto dos resultados, por meio de pesquisa científica conduzida pela Universidade de Harvard, representada pelo professor James Greiner. O profissional estará no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), de 24 a 28 de abril, acompanhado do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gastón Gonsebatt, e do pesquisador e professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor), Milton Sousa.
“Contaremos com a expertise da Universidade de Harvard para, em conjunto com o BID, propor mecanismos de avaliação do impacto e da efetividade de algumas ações do Promojud no Tribunal de Justiça cearense e na sociedade”, destacou a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud do TJCE, Roberta Jucá.
O Promojud tem a finalidade de promover uma mudança estrutural na Justiça do Ceará, com foco na transformação digital. Seus impactos abrangem serviços mais céleres e efetivos, além do fortalecimento da governança e da gestão. Até 2026, serão investidos US$ 35 milhões, oriundos de empréstimos contraídos junto ao BID e de recursos próprios do Judiciário cearense. A operação de crédito do Promojud tem como mutuário o Governo do Estado do Ceará, sendo o TJCE o responsável pela execução do Programa.