Conteúdo da Notícia

Cejai recebe doação de roupas pelo Dia Nacional da Adoção

Cejai recebe doação de roupas pelo Dia Nacional da Adoção

Ouvir: Cejai recebe doação de roupas pelo Dia Nacional da Adoção

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/CE) recebeu, nessa sexta-feira (22/05), roupas e calçados doados por alunos do Colégio Master de Fortaleza. A inciativa marcou as comemorações do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio e o engajamento da colégio na coleta de donativos para as ações da Cejai/CE. O material será destinado a crianças que vivem em instituições de acolhimento.

Na ocasião, a desembargadora Lisete Gadelha, presidente da Cejai/CE, falou ao grupo de estudantes sobre o projeto “Estreitando Laços”, destinado a acompanhar a realidade de crianças e adolescentes que estão em abrigos. “Podemos mudar o mundo contribuindo com nosso tempo, inteligência e força de vontade”, declarou a magistrada.

As alunas do Colégio Master também ouviram depoimento de um jovem de 16 anos, que vive em acolhimento. Ele fugiu de casa aos oito anos e chegou a ser ameaçado por traficantes de drogas. Levado pela Justiça ao abrigo, o jovem participou de concurso promovido pela Prefeitura e ganhou uma câmera fotográfica. Hoje, ele desenvolve o talento para fotografia e vai iniciar curso na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.

“Soubemos da ação promovida pela Justiça por meio de uma amiga. Durante dois dias, passamos nas salas de aula para explicar sobre o Dia da Adoção e arrecadar roupas e sapatos. Também divulgamos nas redes sociais”, explicou a psicóloga do colégio Master, Renata Carvalho. Ela disse que o envolvimento dos alunos vem aumentando e que espera arrecadar mais doações ao longo da semana.

Ação Social

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Cejai e a Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza realizaram ações no Shopping Benfica, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção.

Durante o evento, o público pôde conferir exposição de telas dos adolescentes da Unidade de Acolhimento Renascer. Em outro espaço, foram expostas fotos de pais e filhos adotivos que integram o Projeto Acalanto Fortaleza. O setor de Adotantes e Adotandos do Juizado da Infância e Juventude também prestou orientações aos interessados e distribuiu panfletos informativos. No sábado, houve apresentação de percussão tocada por crianças do abrigo São Miguel Arcanjo.