Conteúdo da Notícia

Cejai dá início às ações de comemoração pelo Dia Nacional da Adoção

Cejai dá início às ações de comemoração pelo Dia Nacional da Adoção

Ouvir: Cejai dá início às ações de comemoração pelo Dia Nacional da Adoção

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/CE) e a Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza iniciaram, nesta quinta-feira (21/05), no Shopping Benfica, as ações para celebrar o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção e apresentar experiências de famílias construídas a partir desse gesto de amor.

Durante o evento, o público pode conferir exposição de telas dos adolescentes da Unidade de Acolhimento Renascer. São, ao todo, 15 trabalhos.
Em outro espaço, foram expostas fotos de pais e filhos adotivos que integram o Projeto Acalanto Fortaleza.

O professor universitário Lucineudo Machado está entre os personagens da mostra. Há nove meses ele vive a experiência da paternidade. Ele adotou um menino de sete anos de idade. “Um dia também alimentei a necessidade de ter um bebê no colo. Depois descobri que foi melhor uma criança grande. É necessário pensar na adoção tardia com mais carinho, até porque mais de 50% das crianças disponíveis têm mais de 5 anos”.

A desembargadora Lisete Gadelha, presidente de Cejai, ressaltou que também é preciso olhar com mais carinho as crianças com algum problema de saúde. “Elas precisam de uma família, de amor”. A magistrada também destacou que esse contato do Poder Judiciário com a sociedade é importante para esclarecer dúvidas sobre o processo de adoção.

Até o final do evento, o setor de Adotantes e Adotandos do Juizado da Infância e Juventude estará orientando os interessados. Quem passa pelos stands também está recebendo panfletos informativos.

Pessoas que decidiram adotar também participam das ações se disponibilizando a conversar com os interessados em adotar. Paulo André é servidor público e voluntário do Projeto Acalanto. Ele tem uma filha há um ano e meio e, em poucas palavras, explica o que é a nova experiência. “Adoção não é caridade, é amor. Como é que pode ser caridade se minha filha me dá muito mais do que eu dou a ela?”.

A programação do evento vai até sábado, dia 23, quando haverá exibição do filme “Laços de Amor”, às 10h. À tarde, a partir das 16h, haverá apresentação musical de crianças e adolescentes acolhidos pela Casa São Miguel.

SERVIÇO
DIA NACIONAL DA ADOÇÃO
Local: Shopping Benfica (térreo)
Data: 21 a 23 de maio
Horário: 16h às 20h