Comitiva do TJCE visita obras de novo centro socioeducativo no Canindezinho
- 1709 Visualizações
- 19-05-2015
A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), acompanhou, nesta terça-feira (19/05), as obras de construção de centro socioeducativo no bairro Canindezinho, em Fortaleza. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em julho deste ano, segundo informações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
A unidade terá capacidade para receber 90 jovens e contará com dormitórios, salas de aula e espaço para realização de cursos profissionalizantes, além de refeitório, quadra poliesportiva, campo de futebol, anfiteatro e centro ecumênico.
Segundo a desembargadora Vilauba Lopes, o novo centro será importante no esforço para reduzir a superlotação das instituições, situação que tem ocasionado rebeliões e a interdição dos centros. “Fizemos uma visita no começo do ano e constatamos alguns problemas, entre eles, o pequeno número de pessoas trabalhando na obra. O quadro mudou, e agora tenho uma expectativa positiva de que o centro será entregue este ano”, declarou.
De acordo com o titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, que também participou da visita, somente no ano passado, ocorreram 35 rebeliões em centros socioeducativos. “Nos últimos anos, temos verificado o aumento da criminalidade juvenil, não só em relação à quantidade de jovens, mas também em termos de gravidade dos atos. Nesse sentido, é necessário que novos equipamentos sejam agregados ao sistema para suprir a necessidade de ressocialização dessas pessoas”, afirmou.
O juiz também ressaltou os avanços promovidos nos últimos meses, após a realização de reuniões entre os poderes Executivo e Judiciário, com o objetivo de implementar melhorias no sistema socioeducacional do Estado. Em um dos encontros, foi decidida a criação de uma comissão de trabalho, coordenada pela vice-governadora do Estado, Izolda Cela, em parceria com representantes do Governo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Além do novo centro socioeducativo no bairro Canindezinho, outras duas unidades serão construídas em Sobral e Juazeiro do Norte. Três centros estão em reforma: Dom Bosco, Cecal e Patativa do Assaré. Também existem estudos para a construção de mais duas instituições em Fortaleza.
A visita também foi acompanhada pela defensora pública Andréa Rebouças.