Centro Judiciário realiza mutirão com ações de pensão alimentícia
- 1466 Visualizações
- 14-04-2015
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza iniciou, nesta terça-feira (14/04), mutirão envolvendo processos de pensão alimentícia. Os trabalhos seguem até esta quarta-feira, dia 15, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, no térreo do Fórum Clóvis Beviláqua.
Foram agendadas 280 audiências de conciliação para ações que tramitam em seis Varas de Família (5ª, 6ª, 7ª, 10ª, 14ª e 15ª). As sessões acontecem em 12 mesas distribuídas em quatro salas, supervisionadas pela coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim, e por conciliadores certificados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
De acordo com o supervisor do Centro Judiciário, Helder Assunção, “o objetivo é contribuir com a sociedade e as secretarias das Varas de Família, para proporcionar a solução dos litígios de forma mais ágil e eficaz”.
O supervisor destaca o lado humanizado do serviço. “Estamos propiciando atendimento psicológico para os casos em que os conciliadores julguem necessários e uma sala exclusiva, com brinquedoteca, para que as crianças não acompanhem as audiências”, explica.
Entre os casos solucionados no primeiro dia, uma auxiliar de lavanderia conseguiu aumentar o valor da pensão para o filho de nove anos. Ela disse que o serviço “é bom porque resolve logo”. Destacou ainda que “os conciliadores contribuem muito para que se chegue a um acordo”.
Realizado pelo Centro Judiciário, o mutirão conta com o apoio da Diretoria do Fórum, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do TJCE e de estudantes de Direito da Faculdade Estácio/FIC.