Apenados participam de seleção para empregos
- 934 Visualizações
- 25-02-2015
A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza (Vepah) e a empresa OS Inteligência realizaram, nesta quarta-feira (25/02), seleção para empregos. Os candidatos são cumpridores de penas alternativas, egressos do sistema carcerário e infratores da Lei Maria da Penha. O cadastramento e as entrevistas ocorreram no Fórum Clóvis Beviláqua.
A ação faz parte do projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que coordena nacionalmente os encaminhamentos. No Ceará, a atividade é de responsabilidade da Vepah. “O caminho para diminuir a lotação dos presídios é encaminhar o apenado para trabalho e capacitação”, destaca a juíza titular da unidade, Maria das Graças Almeida de Quental.
Segundo o coordenador de Pessoas e Sustentabilidade da OS Inteligência, Daniel Joca, o objetivo é “dar exemplo aos demais empresários, provando que, pelo trabalho, é possível reinserir apenados na sociedade e no mercado de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva de vida”.
Para um dos candidatos, que almeja vaga de auxiliar de cozinha, o emprego representará mudança de vida. “Há muitos jovens que não têm oportunidade de serem indicados para um trabalho”, compara.
“A experiência permite um novo aprendizado. E o conhecimento vale muito mais do que o salário”, observa uma candidata que prefere a área administrativa. Outra vantagem, para ela, é a alternativa de não ir para um presídio. “Isso é muito bom porque os presídios não ressocializam”, diz.
VAGAS
Cerca de 40 candidatos concorrem a vagas nas empresas Serlares, Alivita e Easy Food (refeições coletivas) e Conserth (manutenção de cozinhas industriais). Todas são assessoradas pela OS Inteligência, responsável pelo recrutamento dos profissionais.
Inicialmente as oportunidades são para eletricista, cozinheiro, auxiliar e ajudante de cozinha. A média é de três vagas por cargo. A intenção da OS Inteligência é manter a parceria com a Vepah, promovendo outras seleções com abrangência das áreas de atuação.