Balanço parcial da Semana da Conciliação no Ceará registra 5.347 acordos
- 748 Visualizações
- 28-11-2014
O Poder Judiciário cearense realizou 12.694 audiências na Semana Nacional de Conciliação, com 5.347 acordos entre as partes, o que representa índice de 42,12% de êxito. O balanço, ainda parcial, foi apresentado durante a solenidade de encerramento, na tarde desta sexta-feira (28/11), no Fórum Clóvis Beviláqua.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e responsável pela força-tarefa no Ceará, enalteceu o trabalho, “que vem se intensificando a cada ano, com muita adesão”.
A magistrada parabenizou os que se engajaram. “Eu quero deixar nosso reconhecimento. Agradeço o apoio de todos que estiveram conosco. Esse é um trabalho coletivo. Cada um sai daqui certo de que nosso dever, como Poder Judiciário, foi cumprido. Vejo que já houve um grande avanço nessa cultura da conciliação”, destacou.
A juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Fortaleza, também agradeceu o apoio. “Vim aqui registrar minha gratidão a todos. Tive a sorte de contar com pessoas prestativas ao meu lado. Agradeço por terem acreditado no trabalho”.
O evento contou com apresentação do grupo de flautas “Sol Maior”, formado por crianças e adolescentes da Associação Comunitária São Vicente de Paulo.
PRESENÇAS
Além das magistradas que discursaram, participaram da solenidade a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha; os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira (coordenador no Nupemec) e Eli Gonçalves Júnior (representando o juiz diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Luciano Lima Rodrigues); o promotor de Justiça Francisco Raimundo de Araújo e o advogado Paulo Oliveira (do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/CE).
Os juízes Cid Peixoto do Amaral Neto (3ª Vara Cível), José Maria dos Santos Sales (30ª Vara Cível), Jane Ruth Maia de Queiroga (12ª Vara de Família) e Henrique Jorge Holanda Silveira (2ª Vara do Júri) também prestigiaram a cerimônia.
A SEMANA
Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais de todo o país, a Semana Nacional da Conciliação busca solucionar litígios de forma consensual, além de disseminar a cultura de paz e do diálogo entre as partes.
Em Fortaleza, as sessões desta edição ocorreram nas Varas Cíveis, da Família e de Sucessões; Juizados Especiais; Turmas Recursais; Nupemec e Centro Judiciário de Solução de Conflitos. As comarcas do Interior do Estado também participaram.