Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça desenvolve ferramenta  para otimizar o gerenciamento de projetos

Tribunal de Justiça desenvolve ferramenta para otimizar o gerenciamento de projetos

Ouvir: Tribunal de Justiça desenvolve ferramenta para otimizar o gerenciamento de projetos

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu ferramenta que automatiza a metodologia de gerenciamento de projetos. O programa vai reduzir custos, melhorar a qualidade dos projetos e aumentar o aprendizado organizacional.

A ferramenta, disponibilizada desde segunda-feira (09/09), vai beneficiar inicialmente secretários e gerentes de projetos do Poder Judiciário. O secretário de Tecnologia, Moacir Medeiros Júnior, explicou que a iniciativa é inovadora porque alia os conceitos e ferramentas da gestão por processos às melhores práticas do gerenciamento de projetos.

O gestor destacou outras vantagens da utilização do programa, como a definição de indicadores de desempenho, a detecção de falhas e anomalias diárias dos projetos, eliminação de tarefas executadas manualmente, e definição de papéis e responsabilidades de todas as atividades, entre outras.

PESQUISA

Segundo o gerente do Escritório Setorial da Setin, Welkey Costa do Carmo, o desenvolvimento da ferramenta possibilitará ao TJCE melhorar a pontuação na escala de avaliação de maturidade de projetos, medida em pesquisa nacional realizada por entidade (www.maturityresearch.com) que é referência no assunto. Na última edição, feita em 2012, a pesquisa teve a participação de 8.700 projetos, incluindo tribunais, empresas públicas e privadas do país.