Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua implanta Banco de Informações Gerenciais (BIG)
- 1028 Visualizações
- 13-08-2013
A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua passa a contar, a partir dessa segunda-feira (12/08), com um Banco de Informações Gerenciais (BIG), que irá reunir dados estratégicos sobre a instituição. A ferramenta, desenvolvida pelo Departamento de Informática do Fórum, visa dar suporte à tomada de decisão por parte da administração da Justiça de Primeira Instância da Capital.
As informações organizacionais, que até então estavam dispersas em vários sistemas informatizados, passarão a ser agrupados em um único ambiente. Dessa forma, os dados poderão ser consultados de forma mais rápida e prática, fornecendo um diagnóstico abrangente das diversas áreas e atividades do Fórum.
A análise das informações irá facilitar também o processo de planejamento, execução e controle dos projetos em andamento na instituição. Os dados poderão ser visualizados pela Diretoria e demais gestores do Fórum, mediante acesso identificado ao sistema, que estará disponível na Intranet.
DADOS GERENCIAIS
Na primeira etapa do projeto, prevista para ser concluída até o final deste mês, estarão disponíveis informações relativas ao setor de Recursos Humanos, como quantidade de servidores, funcionários terceirizados e estagiários por unidade judiciária; bem como o percentual do corpo funcional que está próximo da aposentadoria, por idade e tempo de serviço, de modo a identificar as necessidades de futuras contratações.
Poderão ser acessados também dados referentes ao setor de Distribuição, como quantidade de processos distribuídos em determinado período, agrupados por assunto; lapso temporal entre o recebimento e distribuição das petições; entre outros. A ferramenta facilitará também o acompanhamento da reforma do Fórum, indicando o andamento das obras nos diversos segmentos do prédio.
O BIG fornecerá ainda informações sobre as quantidades de processos novos, baixados e pendentes em cada unidade judiciária, facilitando assim o cálculo e monitoramento da taxa de congestionamento processual.
EFICIÊNCIA NA GESTÃO
O Banco de Informações Gerenciais possibilita que as decisões administrativas tomadas pela Diretoria sejam baseadas em critérios objetivos, a partir da análise de dados fidedignos sobre a instituição.
A implantação da ferramenta faz parte de uma série de medidas que vêm sendo adotadas, desde o início deste ano, pela atual administração do Fórum, com o objetivo de profissionalizar e aumentar a eficiência da gestão, buscando, assim, melhorar o desempenho da Justiça da Capital.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (2010-2014), como: assegurar uma prestação jurisdicional célere e efetiva; melhorar a produtividade; automatizar e integrar procedimentos e sistemas; e buscar a modernização contínua.