Conteúdo da Notícia

Desembargador José Arísio Lopes da Costa se despede da magistratura cearense

Desembargador José Arísio Lopes da Costa se despede da magistratura cearense

Ouvir: Desembargador José Arísio Lopes da Costa se despede da magistratura cearense

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (16/05), o desembargador José Arísio Lopes da Costa. O magistrado, que completa tempo de serviço para aposentadoria na próxima segunda-feira (20/05), se despediu após 42 anos de dedicação à Justiça cearense.

O homenageado recebeu das mãos do presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados. Na ocasião, também foi entregue placa de homenagem da Associação Cearense dos Magistrados (ACM).

O presidente da Corte enalteceu as virtudes de José Arísio. “Como homem, traçou a trajetória, conforme quis lhe ensinar os seus pais. Honrou a memória deles. Como magistrado, foi marcado pela decência, probidade, cultura, trabalho e coleguismo”.

O presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, destacou o elevado “espírito público” de José Arísio nos dois anos que esteve à frente do TJCE (biênio 2011/2013). “Encerra sem mácula uma carreira, durante a qual distribuiu boa-fé e perspicácia”.

Para a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, o homenageado traçou a carreira com “dignidade, trabalho e espírito público”. O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, ao parabenizar o magistrado, destacou a atuação marcada pela “coragem, senso de respeito e justiça”.

O desembargador Clécio Aguiar de Magalhães definiu José Arísio como homem “honesto, simples e inteligente” e que “fará muita falta ao Tribunal”. O desembargador Francisco Auricélio Pontes afirmou que o homenageado honrou a magistratura.

Representando o Ministério Público do Ceará (MP/CE), o procurador de Justiça Alcides Jorge Evangelista Ferreira, destacou a cultura e a simplicidade do magistrado. “Queria ressaltar o meu respeito e a minha admiração. Vossa Excelência [desembargador Arísio Lopes] tem a simplicidade, o equilíbrio e, sobretudo, a honestidade”.

Emocionado, José Arísio agradeceu. “Eu ouvi tudo. Levei tudo para o coração”. Afirmou que tem a sensação do dever cumprido. A pedido do desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, a sessão foi encerrada pelo homenageado.

Também estiveram presentes à solenidade a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva e os desembargadores aposentados Ademar Mendes Bezerra e Francisco Haroldo Rodrigues; além da promotora de Justiça Luiza de Marilac Cavalcante Costa, esposa do desembargador Arísio Lopes; e do juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua.

PERFIL

José Arísio Lopes da Costa nasceu na cidade de Mombaça, a 296 km de Fortaleza. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969.

Ingressou na magistratura em 1971, tendo sido juiz nas comarcas de Ipaumirim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre, Juazeiro do Norte e Fortaleza, além de ter respondido pelas comarcas de Ibiapina, São Benedito, Camocim, Jardim, Crato e Santana do Cariri.

É desembargador do TJCE desde 19 de outubro de 2000. Assumiu a vice-presidência do Tribunal em 29 de janeiro de 2009. Durante o biênio 2011/2013, foi presidente da Corte.