Agentes de proteção da infância e da juventude participam de curso de formação
- 927 Visualizações
- 14-05-2013
Os 200 aprovados na seleção para agentes de proteção voluntários da infância e da juventude de Fortaleza participaram, nesta terça-feira (14/05), do curso de formação, de 4h/a. O treinamento aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Na abertura, o defensor público Alfredo Homcy falou sobre direitos, deveres, proibições e dificuldades relacionados à atividade. O diretor do Departamento de Agentes de Proteção, Walter Batista, explicou a estrutura do setor e as rotinas de trabalho. Já a pedagoga da Esmec, Maria de Fátima Neves, explanou sobre relacionamento interpessoal.
O evento contou com a presença da juíza Alda Maria Holanda Leite, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude da Capital. A magistrada deu boas-vindas aos participantes. “Temos que ponderar muito antes de agir. Peço que se portem com honradez, discrição e humildade. Quero agradecer pela disponibilidade e pelo desejo de colaborar”.
Alfredo Homcy ressaltou que o trabalho é voluntário, mas de extrema relevância social, voltado para pessoas que precisam de proteção. Ele explicou que o treinamento é necessário porque passa “conhecimento mais aprofundado para que se tenha uma segurança maior no exercício da atividade.”
Prestes a exercer a atividade pela primeira vez, o estudante de Direito Luciano Zornitta, de 21 anos, vê oportunidades na nova experiência. “Como trabalho com leis, será bom para o currículo. Atuando como agente, posso me interessar pela área da infância e da juventude e pensar em seguir carreira”.