Memoriais da Justiça cearense serão mostrados no programa “Judiciário em Evidência” desta segunda
- 646 Visualizações
- 15-03-2013
O “Judiciário em Evidência” desta segunda-feira (18/03) mostra os Memoriais da Justiça estadual, localizados em Fortaleza e Baturité, distante 93 km da Capital. O programa de TV é transmitido às 14h30 pela TV Fortaleza (canal 6 da NET, 61.4 digital aberto e 361.4 da Sky) e disponibilizado no site do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE (www.tjce.jus.br) e youtube (Canal TJCE Imprensa).
O desembargador Ademar Mendes Bezerra é o convidado da semana. O magistrado, que é coordenador do Memorial localizado no TJCE, fala da importância de se preservar a história de uma forma geral. Ele explica que o acervo gira em torno de seis mil peças.
Além disso, faz um relato sobre a vida do jurista cearense Clóvis Beviláqua, que tem espaço reservado no Memorial. Uma das raridades é o manuscrito do anteprojeto do primeiro Código Civil Brasileiro.
O programa mostra ainda o espaço dedicado à memoria do Judiciário no Fórum da Comarca de Baturité. Tem também reportagens sobre a posse da juíza Maria Gladys Lima Vieira como desembargadora, ocorrida nessa quinta-feira (14/03), e sobre a mobilização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do TJCE, em escola do bairro Messejana, em Fortaleza.
O “Judiciário em Evidência” é reprisado na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h), na TV Fortaleza. O programa é produzido pela Assessoria de Comunicação da Justiça do Ceará.