3ª Vara de Família agiliza julgamento de processos e atinge meta 2 do CNJ
- 2401 Visualizações
- 11-12-2012
A 3ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza concluiu o julgamento de todos os 1.040 processos ajuizados durante o ano de 2006, cumprindo a meta 2 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A titular da Vara, juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, explicou que foi dado prioridade aos processos iniciados há mais tempo.
“Quando o caso é de urgência, julgamos os mais recentes, mas a preferência é pelos mais antigos”. Além disso, a unidade mantém uma central de conciliação permanente. Em média são realizadas dez audiências por dia.
Segundo a magistrada, outro fator que facilitou os julgamentos foi a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), “que veio para agilizar o trâmite, melhorando-o em quase 100%”. Isso porque, no meio eletrônico, os autos podem ser manuseados e transportados mais facilmente e o sistema cria bancos de dados que os juízes podem adaptar para várias situações, proporcionando celeridade processual.
Para a juíza, a utilização de processos eletrônicos facilitou bastante não só o exercício da jurisdição, por parte do magistrado, mas também o trabalho nas secretarias das Varas, como a realização de audiências e a expedição de mandados, ofícios e cartas precatórias.