Conteúdo da Notícia

Presidente da Associação Internacional das Mulheres Juízas participa de encontro no TJCE

Presidente da Associação Internacional das Mulheres Juízas participa de encontro no TJCE

Ouvir: Presidente da Associação Internacional das Mulheres Juízas participa de encontro no TJCE

O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebeu, na tarde desta segunda-feira (26/11), a presidente da Associação Internacional das Mulheres Juízas (IAWJ em inglês), Eusebia Munuo. Ela, que é da Suprema Corte da Tanzânia, participou de encontro com magistradas cearenses, conduzido pela desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda.

O desembargador Luiz Gerardo Brígido desejou sucesso na reunião e falou sobre a possibilidade de consolidação dos laços, troca de experiências e uma futura cooperação mútua para discutir os problemas comuns às Justiças dos dois países.

Eusebia Munuo afirmou que o Brasil é importante no contexto mundial e junto com a Tanzânia pode lutar por um mundo melhor.

ENCONTRO

O objetivo da reunião, no TJCE, foi apresentar os trabalhos desenvolvidos pela IAWJ. Conforme a juíza federal Germana de Oliveira Moraes, que representa a América Latina e o Caribe na Associação, a iniciativa faz parte das atividades de 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

“Lutamos pelos direitos da mulher em todo o mundo. Combatemos a violência doméstica, tráfico internacional e prostituição infantil. A nossa pauta visa à articulação das juízas para aplicação das medidas judiciais nos casos de violência”.

Sérgia Miranda, presidente da 6ª Câmara Cível do TJCE e diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), também integra a Associação Internacional. A desembargadora esteve à frente da organização do encontro.

A IAWJ foi criada em 1991 e reúne mais de 400 magistradas de 103 países. O encontro contou com a participação das desembargadoras Edite Bringel Olinda Alencar (corregedora-geral da Justiça), Francisca Adelineide Viana (presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), Maria Iraneide Moura Silva e Maria Vilauba Fausto Lopes, e das juízas Rosa Mendonça (Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza), Teresa Germana Azevedo (Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia), Flávia Maria Aires Freire Allemão (2ª Vara Criminal de Maracanaú), Valeska Alves Alencar Rolim (10ª Vara de Família de Fortaleza), Tereze Chaves (1ª Vara de Recuperação de Empresa e Falências da Capital), Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro (1ª Vara de Aracati), Adaíde Monteiro Pimentel (24ª Vara Cível de Fortaleza), Maria Marleide Maciel Queiroz (3ª Vara de Família da Capital) e Cíntia Menezes Brunetta (10ª Vara Federal do Rio Grande do Norte).

COLÓQUIO

Nesta terça-feira (27/12), Eusebia Munuo participa da cerimônia de abertura do Colóquio Sul Sul Sobre os Direitos Humanos das Mulheres, dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes. O evento tem início às 8h30 na Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Núcleo Seccional do Ceará, no Centro. A juíza proferirá palestra com o tema “Dignidade humana e respeito às mulheres no contexto africano”.