Conteúdo da Notícia

Acusado de matar policial militar na zona rural de Canindé é absolvido

Ouvir: Acusado de matar policial militar na zona rural de Canindé é absolvido

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Canindé absolveu José Diogo Cruz Uchôa do crime de homicídio qualificado. Ele estava sendo acusado de matar o policial militar João Paulo Oliveira de Moura, em 6 de agosto de 2011.

O julgamento, realizado nessa quinta-feira (22/11), foi presidido pelo juiz Antônio Josimar Almeida Alves. Os jurados acataram a tese de legítima defesa de terceiro e absolveram o réu. A promotoria disse que irá recorrer.

“Em face da decisão do Conselho de Sentença, não vejo razões para a manutenção da prisão do acusado, pois reconheço que não possui antecedentes criminais, é possuidor de primariedade técnica, não fluindo dos autos qualquer comprovação de que seu comportamento social deponha contra a ordem pública. Dessa forma, cessados os motivos que ensejaram o decreto de prisão preventiva, determino a imediata restituição da liberdade do acusado”, afirmou o juiz.

O crime ocorreu na localidade de São Serafim, zona rural de Canindé, a 120 km de Fortaleza. Segundo os autos, o policial militar interveio durante briga em uma vaquejada e acabou sendo agredido com murros e pontapés. João Paulo recebeu ainda uma paulada na cabeça, vindo a falecer.

Em depoimento, José Diogo Cruz negou ter dado o golpe que levou o PM à morte. Sustentou que apenas tentou controlar a briga na qual um amigo estava envolvido.