Solenidade no Fórum Clóvis Beviláqua abre Semana Nacional de Conciliação
- 519 Visualizações
- 07-11-2012
A Semana Nacional de Conciliação foi aberta em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (07/11), no Fórum Clóvis Beviláqua. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidiu a cerimônia. Ele afirmou que a expectativa é repetir, e até mesmo ultrapassar, o sucesso alcançado pelo Estado nas edições anteriores do evento.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e responsável pela força-tarefa no Ceará, destacou que o evento contribui para a pacificação social. “Esta Semana faz parte do esforço coletivo de todos os órgãos da Justiça brasileira, para ampliar e consolidar a cultura da conciliação, como melhor forma de solução dos conflitos”.
A magistrada ressaltou que a iniciativa ajuda a aproximar a Justiça da sociedade e oferece oportunidade para que os cidadãos possam dialogar e chegar a soluções consensuais. “Clamo aos litigantes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, para que prestigiem a Semana de Conciliação e desejo que venham com o espírito desarmado tentar uma resolução amigável para o seu problema”.
Também participaram da solenidade os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido (vice-presidente do TJCE) e Edite Bringel Olinda Alencar (corregedora-geral da Justiça do Estado), além do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juíza Helga Medved, e da coordenadora da Central de Conciliação de 1º Grau, juíza Jane Ruth Maia Queiroga.
Presentes ainda o procurador-geral adjunto do Estado, Diogo Musy, o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, a defensora pública geral, Andréa Coelho, e o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), José Navarro.
Além deles, desembargadores, juízes e servidores do Poder Judiciário prestigiaram a cerimônia, que contou com apresentação da Orquestra da Polícia Militar e bênção do padre Wagner Frota, da Paróquia Santa Luzia.
A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Tribunais de todo o país. Neste ano, o evento segue até o dia 14 de novembro, com audiências inclusive no fim de semana. No Ceará, já foram agendadas 22 mil sessões conciliatórias.