Conteúdo da Notícia

Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira abre Curso de Mediação Judicial na Esmec

Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira abre Curso de Mediação Judicial na Esmec

Ouvir: Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira abre Curso de Mediação Judicial na Esmec

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira abriu, nesta terça-feira (11/09), o Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O objetivo é capacitarservidores e voluntários para atuarem como mediadores.

A magistrada, que é supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Judiciário estadual, elogiou a determinação dos participantes em querer atuar na mediação de conflitos. A desembargadora destacou as responsabilidades que os futuros mediadores terão de hoje em diante.

O juiz Carlos Henrique Garcia Oliveira, coordenador do Núcleo, reforçou a importância do curso. Disse que a mediação é uma nova etapa do Judiciário nacional, que vem se voltando cada vez mais para a harmonização e pacificação da sociedade.

O treinamento começou com uma turma formada por 20 alunos que terão aulas às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, até o dia 11 de outubro. Mais quatro turmas serão formadas. A próxima terá aulas de 20 de novembro até 11 de dezembro.

A capacitação (teórica) deverá ser concluída em junho de 2013. O curso tem carga horária de 40 h/a (teoria) e 200h de estágio supervisionado (prática). Depois dessas etapas, será feita a avaliação daqueles que tem o perfil de mediador judicial.

Somente receberão certificados que tiver compromisso, disciplina e as habilidades necessárias, como as técnicas em mediação. O treinamento tem como instrutoras Veridiana Monteiro Chaves, Lara Coe Mota, Tereza Mônica Sarquis e Ana Karine Pessoa. Elas passaram por curso disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça, em Brasília.