Acusados de integrar suposto grupo de extermínio serão julgados nesta quarta-feira
- 660 Visualizações
- 30-04-2012
A 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza levará a julgamento, nesta quarta-feira (02/05), a partir das 14h, os policiais militares Daimler da Silva Santiago e Glaydston Gama Lopes, além de Sílvio Pereira do Vale Silva, o “Pé de Pato”. Eles são acusados de integrar suposto grupo de extermínio responsável pela morte de Rogério Candeias da Silva e pela tentativa de assassinato contra Roger Alves da Silva, ocorridas em 2007.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), as vítimas foram detidas, no dia 27 de setembro daquele ano, por suspeita de assalto contra dois policiais. Durante a abordagem, tentaram reagir e Roger Alves acabou atingido com um tiro no pé.
Os dois foram levados ao Hospital Frotinha de Messejana, mas, quando se aproximavam do local, acabaram cercados por vários homens encapuzados que dispararam contra eles. Rogério Candeias morreu e Roger Alves, apesar de gravemente ferido, conseguiu sobreviver.
Ainda de acordo com o MP/CE, a ação teria sido praticada por grupo formado com o objetivo de exterminar pessoas envolvidas em crimes contra policiais. Outros dois réus já foram julgados e condenados. Pedro Cláudio Duarte Pena, o “Cabo Pena”, foi levado a julgamento no dia 11 de março de 2009 e sentenciado a 20 anos de prisão. Já Francisco José dos Santos, o “Cabo Jacaré”, submetido ao júri popular em 2 de dezembro de 2009, recebeu pena de 18 anos de reclusão.
O júri desta quarta-feira será presidido pela juíza Valência Aquino. A acusação será feita pela promotora de Justiça Marília Uchôa de Albuquerque. A defesa dos três acusados ficará a cargo da defensora pública Luciana do Amaral e do advogado Sílvio Vieira da Silva.