Secretários e assessores do TJCE conhecem detalhes do Programa GesPública
- 763 Visualizações
- 28-03-2012
Secretários e assessores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estiveram reunidos nesta quarta-feira (28/03) com a coordenadora do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) no Estado, Silvia Kataoka. Na ocasião, os integrantes do Comitê de Gestão e Programação Financeira do TJCE conheceram detalhes do Programa, criado pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão do Governo Federal e ancorado no Ceará pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Segundo Sílvia Kataoka, o objetivo do encontro foi sensibilizar os integrantes do TJCE objetivando a adesão ao programa e utilização das tecnologias disponibilizadas por ele, no Poder Judiciário Estadual. Conforme a coordenadora do Núcleo do GesPública no Ceará, os benefícios para as instituições que implantaram a metodologia é a melhoria da gestão com foco na satisfação do cidadão-usuário.
Sílvia Kataoka afirmou que o Programa GesPública, criado em fevereiro de 2005 por meio do decreto 5.378, tem a coordenação técnica do Ministério de Planejamento, mas é desenvolvido pelos estados por meio dos Núcleos Estaduais do Programa. ?Temos como base a excelência da gestão por resultados. É o estado da arte na área de administração?. A coordenadora destacou ainda que o Modelo de Excelência de Gestão adotado no Programa foi baseado no modelo utilizado na iniciativa privada, em mais de 120 países. ?O setor publico adaptou e criou um novo modelo, que já foi aderido por mais de 60 instituições somente no Ceará?, disse.
Participaram do encontro o secretário geral, Pedro Henrique Gênova de Castro, a secretária de administração, Jordete de Oliveira Franco Gomes; o secretário de Finanças, Newton Rodrigues Sousa; a secretária especial de Planejamento e Gestão, Ana Katarina Fonteles Soares; a secretária Judiciária, Francisca Cleidinir Rego Magalhães Martins; a secretária de Gestão de Pessoas, Adriana Islaia Carneiro Leal; a assessora institucional, Lúcia Carvalho Cidrão; a assessora especial da Presidência, Juliana Cardoso Lima Borges; a consultora jurídica Chrystianne Sobral e a diretora do Departamento de Otimização Organizacional do TJCE, Clara Leonor Távora Teixeira.