Conteúdo da Notícia

2ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de tráfico interestadual de entorpecente

2ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de tráfico interestadual de entorpecente

Ouvir: 2ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de tráfico interestadual de entorpecente

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou, nesta segunda-feira (26/03), habeas corpus para Américo Gonçalves Júnior, acusado de tráfico interestadual de drogas. Ele foi preso em julho do ano passado, transportando 460 kg de maconha proveniente de Guarulhos (SP).
Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), o entorpecente seria destinado ao filho do réu, David de Oliveira Gonçalves, que comandava o tráfico de dentro de um presídio na Região Metropolitana de Fortaleza. Em depoimento, Américo Gonçalves negou participação no crime.
A defesa ingressou com habeas corpus (nº 0072045-43.2012.8.06.0000) no TJCE alegando excesso de prazo na formação da culpa. Além disso, sustentou que a decretação da custódia do acusado carece de fundamentação.
Ao analisar o caso, a 2ª Câmara Criminal negou o pedido de liberdade. De acordo com a relatora do processo, desembargadora Francisca Adelineide Viana, a prisão do réu foi fundamentada e se baseou na garantia da ordem pública. Destacou ainda que o caso é complexo, o que justifica a maior delonga no encerramento dos atos processuais.