Desembargador Francisco Bezerra Cavalcante receberá Título de Cidadão de Fortaleza
- 1165 Visualizações
- 06-03-2012
O desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), receberá o Título de Cidadão de Fortaleza, durante solenidade, nesta quinta-feira (08/03), às 19h30, na Câmara Municipal. O autor da propositura, vereador José do Carmo Gondim (PSL), destacou os relevantes serviços prestados pelo desembargador ao jurisdicionado da capital cearense.
Natural de Tauá, o magistrado é filho de Elcias Bezerra Cavalcante e Maria Helena Cordeiro Cavalcante. É casado com Rocidelia da Rocha Cavalcante e tem três filhos: Denis Anderson da Rocha Bezerra, David Arison da Rocha Bezerra e Dayara Áquila da Rocha Bezerra.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem Especialização em Direito do Estado: Processo Civil, Administrativo, Constitucional e Tributário, pela Universidade Católica de Brasília.
Ingressou na magistratura cearense em 1984, como Juiz Substituto da Comarca de Coreaú. Foi Juiz Titular das Comarcas de Aurora e Nova Russas; Respondeu pelas Comarcas de Missão Velha, Ipaumirim, Santa Quitéria, Guaraciaba do Norte, São Gonçalo do Amarante, 1ª e 2ª Vara da Comarca de Maranguape, além da 1ª, 2ª e 3ª Vara de Sobral.
Em Fortaleza, foi Juiz de Direito da 2ª Vara do Júri; da 3ª Vara Cível; Juiz Auxiliar de Entrância Especial; Juiz Eleitoral das zonas 64ª, 69ª, 16ª, 58ª, 48ª, 54ª, 74ª, 90ª, 36ª e 3ª; Juiz presidente da 113ª Junta Apuradora na 1ª zona eleitoral; Juiz em respondência pela 2ª zona eleitoral e Juiz coordenador geral da prestação de contas dos candidatos à eleição municipal de 2008.
Respondeu pela Vara da Justiça Militar de Fortaleza, foi Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará; Juiz Auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e titular da 2ª Vara de Família. Tomou posse como desembargador do TJCE em 18 de fevereiro de 2011. É integrante da 7ª Câmara Cível.
O desembargador Francisco Bezerra Cavalcante foi condecorado com o Título de Personalidade Tauaense, em 1981, pelo Clube das Acácias; Título de advogado revelação de 1983, pelo Lions Club de Tauá, e recebeu o Certificado da Associação Cearense de Magistrados (ACM) pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Ceará.
Recebeu Título de Cidadão de Coreaú, Aurora e Nova Russas; Título de qualidade concedida à 2ª Vara de Família; Medalha Francisco Soares de Carvalho, concedida pela Câmara Municipal de Tauá, e Voto de Parabéns da Presidência do TJCE e da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua pelos resultados alcançados em mutirões realizados na 2ª Vara de Família.