Corregedoria Geral da Justiça do Ceará encerra ciclo de palestras para novos cartorários
- 747 Visualizações
- 18-11-2011
Promovido pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Ceará, o ciclo de palestras para aprovados no concurso público para cartórios do Estado foi encerrado na tarde desta sexta-feira (18/11). O evento, realizado no auditório da CGJ, contou com palestras sobre as atividades das serventias extrajudiciais (cartórios) e a legislação sobre o tema.
A gaúcha Maria Amália Aldana, que irá assumir a vaga de cartorária no Distrito de Serra do Félix, na Comarca de Beberibe, destacou a importância das palestras para os aprovados. ?A orientação de quem tem mais experiência, principalmente das normais estaduais, é ótimo para nós. Agora estamos bem preparados para assumir nossas funções?.
No início da tarde, a analista de sistemas do Fundo Especial de Reaparelhamento do Poder Judiciário (Fermoju), Maria de Fátima Pequeno, falou sobre ?Sistema, Custas e Emolumentos?. Ela explicou a finalidade do Fermoju, falou sobre as leis que regulamentam o órgão e mostrou passo a passo o sistema de emissão de guias e custas processuais.
Ao final do encontro, a corregedora Geral da Justiça, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar ressaltou a função fiscalizatória do órgão e disse que os objetivos do ciclo de palestras foram atingidos. Ela anunciou a assinatura do Provimento n° 5/2011, que dispõe sobre os requisitos necessários (apresentação e avaliação de documentação) para que os concursados assumam as respectivas serventias.
O ciclo de palestras teve início nessa quinta-feira (17/11) e contou ainda com a participação da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, que atuou como presidente da Comissão Examinadora do concurso.