Audiência que investiga morte de estudante em Topic é remarcada para o próximo dia 24
- 679 Visualizações
- 03-05-2011
A juíza Valência Aquino, da 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, remarcou para o próximo dia 24, às 9 horas, a audiência de instrução do processo que investiga a morte do universitário Antônio Neilton Farias de Abreu. O jovem foi assassinado durante troca de tiros envolvendo policiais e assaltantes que estavam em uma topic no dia 12 de junho de 2007, em Fortaleza.
A sessão iria ocorrer nesta terça-feira (03/05), mas o defensor público Luís Átila Holanda Bezerra, que está auxiliando na unidade judiciária, não pôde comparecer por estar participando de um julgamento no mesmo horário.
Para encerrar a fase de instrução, devem ser ouvidas quatro testemunhas, além do policial militar Francisco das Chagas Tenório, acusado de ser o autor do tiro que atingiu o estudante. Também serão colhidos os depoimentos de Fábio Sousa Lima, Francisco Daniel Duarte e Lydenyson Machado de Sousa, denunciados como envolvidos no assalto.
O CRIME
De acordo com denúncia do Ministério Público (MP) estadual, o universitário estava em uma topic da linha 06, nas proximidades da Praça da Imprensa, quando foi anunciado o assalto.
Os assaltantes, segundo a acusação, subtraíram diversos pertences dos passageiros e desviaram a rota do veículo. O condutor de outra topic percebeu a movimentação e avisou a dois policiais, que solicitaram reforço e iniciaram a perseguição.
Houve troca de tiros e o universitário acabou atingido, vindo a falecer. De acordo com a perícia, o autor do disparo seria o PM Francisco das Chagas Tenório.
A defesa do policial contesta o laudo e alega estrito cumprimento do dever legal para solicitar a absolvição sumária do réu. Ele aguarda o julgamento em liberdade. O policial responde por homicídio simples e os demais réus por roubo qualificado com concurso de pessoas e emprego de arma.