Conteúdo da Notícia

Curso esclarece dúvidas e promove troca de experiências entre candidatos à adoção

Curso esclarece dúvidas e promove troca de experiências entre candidatos à adoção

Ouvir: Curso esclarece dúvidas e promove troca de experiências entre candidatos à adoção

O Setor de Adoção das Varas da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza promoveu na manhã desta terça-feira (29/03), no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua, curso para quem deseja adotar crianças. O procedimento é uma preparação aos candidatos à adoção e proporciona a troca de experiências entre pessoas com esse mesmo objetivo.
De acordo com a psicóloga do setor, Joselita Camelo, o encontro entre os casais é de extrema relevância ao processo de adoção para que preconceitos sejam desmistificados. Ela citou a experiência bem-sucedida de uma mãe que adotou uma criança portadora de patologia.
A psicóloga observou que casos como esses influenciam os candidatos a repensar as exigências que fazem durante o processo de adoção. “Há muito desconhecimento e mitos sobre esse assunto. Nesse encontro, principalmente quando há pessoas que já adotaram, eles vão sendo esclarecidos”, destacou.
A assistente social do setor, Vera Lúcia Figueiredo, comparou o comportamento de pais diante de uma gravidez e quando pensam em adotar. No caso biológico, já sabe que não há escolhas sobre aspectos físicos. No caso da adoção, é aberto precedente para escolhas, como o sexo, a idade ou mesmo a cor da pele, “mas é preciso haver um limite nessas decisões”, pondera.
Os participantes falaram sobre suas expectativas com o tema e assistiram a um vídeo sobre os trâmites legais da adoção. O encontro contou com a presença de representantes da Defensoria Pública e da equipe do Setor de Cadastro.
As pessoas que desejam adotar uma criança devem se inscrever no Cadastro Nacional da Adoção, no Setor de Adoção. É necessário apresentar cópia de Certidão de Casamento ou Nascimento, CPF, RG, e de comprovantes de residência e de renda, além de certidão negativa, atestado de sanidade física e mental e comprovante de idoneidade moral.
O Setor, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua, funciona de segunda a sexta, das 8h às 15h. Informações: 3278.1113