Estado deve pagar R$ 100 mil de indenização para vítima de agressão policial
- 1424 Visualizações
- 16-02-2011
16.02.2011 Fortaleza
O caso ocorreu em 11 de maio de 2002, no bairro Pirambu, em Fortaleza
O Estado do Ceará foi condenado a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a um homem que foi agredido por policiais militares. O caso ocorreu em 11 de maio de 2002, no bairro Pirambu, em Fortaleza.
Conforme o processo, por volta das 21 horas, a vítima trafegava em uma mobilete na companhia de uma segunda pessoa, que estava de carona. O condutor não conhecia o garupeiro, que pediu carona para descer do veículo em frente a uma igreja.
Em determinado momento, os dois teriam sido abordados por policiais militares. Os PMs começaram interrogatório, enquanto faziam busca de armas nos bolsos do garupeiro da mobilete. Após os policiais encontrarem um objeto semelhante a um punhal, algemaram o homem e acusaram o condutor do veículo de ser cúmplice do que portava a arma.
Segundo o processo, ele tentou explicar que não sabia da existência do punhal, ?dizendo ser trabalhador e pai de família?. Mesmo assim, foi detido e chegou a desmaiar por causa de um golpe de ?gravata?. Os policiais solicitaram reforço e, em seguida, outras duas viaturas chegaram ao local. A partir daí, a vítima teria sido agredida com vários golpes desferidos com um cano de fuzil.
O homem ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da Capital, onde teve de ser submetido a várias cirurgias, além de ter ficado sem se locomover por algum tempo. Na Justiça, a vítima alegou que ficou impossibilitada de trabalhar e passou por dificuldades financeiras, ?dependendo da caridade dos familiares e amigos para custear as despesas com transporte e tratamento médico?.