Justiça obriga empresa a paralisar pulverizações
- 648 Visualizações
- 10-02-2011
10.02.2011 Fortaleza
A imediata paralisação das pulverizações com agrotóxicos e outras substâncias que podem causar poluição feitas pela empresa CBC Produção de Bulbos do Ceará Ltda na localidade de Sítio Barreira Vermelha. A determinação é do juiz de Direito da Comarca de Paraipaba Francisco Biserril Azevedo Queiroz, que atende a uma ação civil pública impetrada no último dia 28 de janeiro pelo Ministério Público do Estado, por meio do promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito.
Segundo Lucas, a empresa tem causado danos ambientais e transtornos à população de Barreira Vermelha por causa do manejo de substâncias agrotóxicas próximo a áreas onde vivem as famílias da localidade, onde há criação de animais e onde existe fonte de água. ?O campo de pulverização fica a menos de 500 metros da localidade que abriga mais de 600 pessoas, o que é proibido pela legislação?, disse.
Lucas Azevedo informa que, por causa do uso indiscriminado de agrotóxicos pela empresa, os animais estão morrendo e a população apresenta alergias e irritações nos olhos. Caso a empresa descumpra a determinação estará sujeita a pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.
O POVO tentou ontem contato com a CBC Produção de Bulbos do Ceará mas não conseguiu. Em nota divulgada semana passada, quando o Ministério Público impetrou a ação civil pública, a empresa informou que nunca utilizou-se desta prática, mantendo rigoroso controle nas suas operações diárias e que adota no dia-a-dia as melhores práticas agrícolas, equivalente às utilizadas nos demais estados brasileiros, na Europa e EUA.