Conteúdo da Notícia

José Arísio Lopes da Costa é o novo presidente do TJ-CE

Ouvir: José Arísio Lopes da Costa é o novo presidente do TJ-CE

10.12.2010 cidade
Nos próximos dois anos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) será comandado pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, atual vice-presidente da instituição. A eleição do novo chefe do Poder Judiciário estadual ocorreu na manhã de ontem, durante sessão extraordinária do Pleno. Todos os 41 desembargadores estavam presentes. A posse está marcada para o dia 28 de janeiro de 2011.
Os magistrados também escolheram o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido como vice-presidente e a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar para o cargo de corregedora geral da Justiça. Eles foram eleitos por aclamação – quando os eleitores, por unanimidade, proclamam um candidato sem a formalidade de votação. Vale ressaltar que a chapa era única. O desembargador Rômulo Moreira de Deus desistiu de concorrer a presidente. ?Meu candidato é o desembargador Arísio?, disse.
O novo presidente, em discurso, assegurou ?que é meu propósito ter sempre a sensibilidade de fazer uma administração voltada, exclusivamente, para o bem e o interesse da instituição?. Arísio disse ainda que é um desafio grande o cargo que exercerá e pediu o apoio dos desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido e Edite Bringel Olinda Alencar e dos servidores para desempenhar uma adequada gestão.
CONSELHO DA MAGISTRATURA
Na mesma sessão, o Tribunal Pleno elegeu os novos integrantes do Conselho Superior da Magistratura: os desembargadores, Francisco de Assis Filgueira Mendes, Francisco Pedrosa Teixeira, Francisco Lincoln Araújo e Silva e Paulo Camelo Timbó. O Conselho também é formado pelo presidente, vice e corregedor geral.
OS ELEITOS
José Arísio Lopes da Costa nasceu em 21 de maio de 1943, no município de Mombaça, distante 296 km de Fortaleza. Ingressou no TJCE em 19 de outubro de 2000. Eleito vice-presidente da instituição em 29 de janeiro de 2009. Foi juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenador da Propaganda Eleitoral no pleito de 1996, e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), a partir de 30 de abril de 1977.
Luiz Gerardo Pontes Brígido, natural de Fortaleza, atual presidente do TRE/CE, ingressou na magistratura em 1979. Atuou em Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá. Depois se tornou titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza (1986). Obteve todas as promoções por merecimento. Foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Atuou como auxiliar da Corregedoria do TRE/CE.
Edite Bringel Olinda Alencar nasceu em 14 de fevereiro, em Saboeiro, distante 463 km de Fortaleza. Tem Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1977. É a 1ª Ouvidora do Poder Judiciário do Ceará. Juíza nomeada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo (1970). Recebeu o título de Cidadã de Fortaleza (2004). Desembargadora desde 2004, foi a primeira mulher a ingressar no TJCE por merecimento.