Conteúdo da Notícia

OAB quer 30% a mais para TJ-CE

Ouvir: OAB quer 30% a mais para TJ-CE

01.12.2010 política
A reivindicação teve o apoio do presidente nacional da entidade. Movimento Justiça Já iniciado no Ceará poderá ser levado ao resto do País
Começou no Fórum Clóvis Beviláqua e terminou na residência oficial do governador Cid Gomes (PSB). O ato cívico do movimento: ?Justiça Já ? Não dá mais para esperar?, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE), foi encerrado sob a garantia de que Cid ?vai, na mediada do possível?, contribuir para melhorar o funcionamento da Justiça no Ceará.
O movimento elaborado pela Ordem surgiu após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontar que o Ceará tem o maior índice de congestionamento judiciário entre os estados, 89,9%. Ontem, uma comitiva da qual fez parte o o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, entregou ao governador uma pauta de sugestões onde são apontadas soluções para o problema da morosidade da Judiciário cearense.
No documento, é reivindicados ao governador um reajuste orçamentário de 30% no valor destinado pelo Estado ao Poder Judiciário, para que novos servidores sejam contratados, diminuindo a terceirização no setor, principalmente em municípios do interior do Estado. Também é sugerida a equiparação salarial de servidores estaduais, com relação aos federais e solicitado o apoio político do governador.
O ato cívico
No final da tarde, durante discurso na rampa do Clóvis Beviláqua, Cavalcante utilizou o termos ?letargia e ?UTI? para definir a atual situação do Poder Judiciário no Ceará. Segundo o presidente, a realidade do Estado é muito parecida com o Brasil inteiro, mas os números do Ceará ?hoje impressionam um pouco mais?.
Cavalcante antecipou ainda que, ?se for necessário?, o movimento iniciado no Ceará será levado ?ao Brasil inteiro?.
Presidente da seccional cearense, Valdetário Monteiro destacou que o aumento no orçamento do Poder Judiciário para a contratação de servidores será fundamental para ?dotar o judiciário cearense de pessoas capazes, para que a gente possa distribuir justiça de uma forma mais célere?.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Apesar da harmonia pregada entre os dois poderes, está em discussão uma questão orçamentária, que é sempre cercada de tensões. Resta saber essa toda a disposição do governador será suficiente para resolver o impasse.
Thiago Paiva – thiagopaiva@opovo.com.br