Conteúdo da Notícia

Conciliação – Semana Nacional agiliza processos e acordos

Ouvir: Conciliação – Semana Nacional agiliza processos e acordos

30.11.2010 cidade
Conciliar e dar mais celeridade aos processos judiciais, facilitando a vida de quem está com algum assunto pendente na Justiça. Durante o primeiro dia da 5ª Semana Nacional da Conciliação, que teve início ontem, 1074 audiências foram realizadas, com um total de 552 acordos. O objetivo é que ocorram 4.800 sessões até sexta-feira (3), nas Varas Cíveis, de Família e Juizados Especiais. A Semana é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o coordenador das Varas Cíveis e da Família, José Krentel Ferreira Filho, todos os processos que estão sendo avaliados durante a Semana já são virtualizados. O juiz destacou ainda que ?a cultura da mediação e, consequentemente, da rapidez nos processos, precisa ser incutida na população?.
mediação para todos
Processos sobre registro público, sucessões, execução de despejo, busca e apreensão de veículos, divórcio, pensão de alimentos e investigação de paternidade são os mais indicados para a conciliação. ?As partes que estiverem dispostas a entrar em acordo, mesmo que não estejam selecionadas para a Semana, podem comparecer ao Fórum para a execução de audiência?, garantiu o juiz.
RÁPIDO ACORDO
Desmistificando a ideia de que a Justiça é um ?bicho de sete cabeças?, as audiências de conciliação podem transformar anos de pendências em apenas 10 minutos de decisões. Com a presença de um promotor de justiça, defensor público, escrivão e uma juíza, o processo de divórcio de Maria Ivonilde da Silva Vasconcelos e José Ivan Lino de Vasconcelos terá uma conclusão, após oito anos.
Oficializar o divórcio foi simples, porque o casal já compartilhava a ideia de conciliação. Sem problemas quanto à visitação dos filhos ou o valor da pensão alimentícia, concretizar o desejo de tanto tempo foi rápido. ?Vou poder usar meu nome de solteira novamente. Há um mês decidimos oficializar a separação e agora estou saindo daqui de acordo com tudo?, contou Ivonilde.
?Já somos amigos, faltava mesmo era só concretizar e ?botar? as coisas no papel. Faltava a oportunidade, que agora aconteceu?, destacou José Ivan. Ao despedirem-se da sala de conciliação, o ex-marido de Ivonilde, provando que a conciliação realmente torna tudo mais fácil, propôs: ?Só precisa ir ao cartório levar o ofício da audiência, você poderia ir e depois me dar o papel??, perguntou a ela.