Comissão analisa, em reunião no Fórum, o estado crítico do sistema carcerário
- 672 Visualizações
- 17-11-2010
16.11.2010
O titular da Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza (VEP), juiz Luiz Bessa Neto, participou, na tarde de ontem, 3a.feira (16/11), no Fórum Clóvis Beviláqua, de nova reunião com a comissão formada para avaliação e acompanhamento da situação das unidades carcerárias no Estado.
Estiveram presentes ao encontro o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, o delegado de Polícia Civil, Jairo Pequeno, o coordenador em exercício da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), coronel Taumaturgo Ribeiro Granjeiro, a diretora do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Maria do Socorro de Oliveira Matias, o promotor de Justiça Sílvio Conrado Correia Lima e a defensora pública Sandra Ferreira Dond.
?Estamos trabalhando os aspectos pertinentes ao sistema carcerário em uma articulação conjunta com todas as autoridades envolvidas?, destacou o juiz Luiz Bessa Neto.
Segundo o magistrado, o grupo busca uma solução definitiva para o excedente de presos nas unidades carcerárias do Ceará. ?Estamos desenvolvendo um estudo com vista a uma saída segura para apaziguar essa questão, garantindo tranquilidade no futuro?, assegurou.
Conforme o juiz, o grupo tratou ainda sobre a prisão de mulheres em delegacias, onde também ficam detidos homens. Para ele, essa é uma situação que deve ser solucionada rapidamente a fim de evitar problemas.
Este foi o quarto encontro promovido pela comissão. Após a série de reuniões, o grupo deve apresentar uma moção ao governador, com todo o detalhamento das ideias e sugestões que estão sendo formuladas.
Fonte: TJ/Ceará