Conteúdo da Notícia

ACM realiza nova Assembleia no dia 19 para tratar da PAE

Ouvir: ACM realiza nova Assembleia no dia 19 para tratar da PAE

05.11.2010
Uma nova Assembleia Geral Extraordinária da ACM será realizada no dia 19 de novembro, às 17h, no Fórum Clóvis Beviláqua, para deliberar sobre a posição da entidade frente às negociações entre o TJCE e o Poder Executivo com vistas ao repasse de recursos necessários ao pagamento das diferenças pecuniárias oriundas do reconhecimento ao direito à PAE (Parcela Autônoma de Equivalência). O ato convocatório foi assinado hoje, 04/11, pelo Presidente da ACM, Juiz Marcelo Roseno.
A convocação atende deliberação tomada na última AGE, realizada no dia 15/10. Na ocasião, os associados decidiram que a ACM deveria continuar acompanhando as negociações entre o TJCE e o Poder Executivo para que fosse estabelecido um cronograma de pagamento, e que uma nova reunião para avaliação do andamento das tratativas deveria ser realizada no dia 19/11, quando já passado o segundo turno das eleições.
O direito dos magistrados cearenses à percepção de diferenças relativas à PAE, no período compreendido entre setembro de 1994 e maio de 1999, foi reconhecido pelo TJCE em maio desse ano, atendendo a requerimento da ACM. Os valores devidos a cada um dos beneficiários já foram definidos e se aguarda o estabelecimento de cronograma de pagamento, o que tem esbarrado em contingências orçamentárias, as quais têm sido objeto de negociação entre os chefes dos Poderes Judiciário e Executivo.
Reunião do dia 15 de outubro
Durante a Assembléia Extraordinária convocada dia 15 de outubro, 72 associados estiveram presentes. Na ocasião, o presidente da ACM fez um relato detalhado sobre o andamento da questão, desde o requerimento inicial (em março), passando pelo acompanhamento da feitura dos cálculos (em junho) até a primeira semana de outubro, quando os chefes do Poder Executivo e Legislativo começaram a tratar do tema já com os valores fechados e a repercussão financeira da PAE definida.
A grande questão a ser discutida entre os chefes do Executivo e Legislativo está centrada no pagamento da PAE que decorre de despesas oriundas de exercícios findos, o que implica em suplementação orçamentária. Espera-se que um entendimento sobre a realização e a forma de pagamento da PAE seja decidida até o final do ano.
Veja aqui o edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária da ACM que será realizada no dia 19 de novembro