Acusado de matar por vingança é condenado a 15 anos de reclusão
- 709 Visualizações
- 05-11-2010
O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri condenou o réu Jefferson Leandro da Silva Gomes a 15 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Marcelo Magalhães de Sousa. O julgamento, presidido pelo juiz José de Castro Andrade, teve início às 15h30 e encerrou no início da noite dessa quinta-feira (04/11).
Por maioria de votos, os jurados reconheceram a autoria e a materialidade do crime, assim como as qualificadoras de motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Ao fixar a pena, o magistrado considerou ainda que o acusado já possuía antecedentes criminais e “uma vida voltada à prática de delitos”. A acusação foi feita pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina Lima Maia e a defesa foi patrocinada pela defensora dativa Sônia Cavalcante.
O crime ocorreu no dia 13 de março de 2005, em Fortaleza. Consta nos autos do processo que, meses antes do homicídio, Marcelo Magalhães havia participado do assassinato de um dos integrantes da gangue ?WS?, da qual Jefferson Leandro também fazia parte. Segundo denúncia do Ministério Público, no dia do crime, por volta das 21h, a vítima começou a ser agredida por outros membros da facção criminosa, nas proximidades da praça do bairro Carlito Pamplona, mas conseguiu escapar.
Durante a fuga, Marcelo Magalhães foi avistado por Jefferson Leandro, que conseguiu alcançá-lo e, usando um gargalo de garrafa, desferiu vários golpes em seu pescoço. Nesse momento, outro integrante da gangue, hoje já falecido, deu várias facadas na vítima, que morreu no local. Depoimentos de testemunhas apontaram que, após o crime, o acusado chegou a comemorar o assassinato.
Em interrogatório, Jefferson Leandro negou participação no homicídio. O acusado deverá permanecer no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, onde já estava preso.