Desembargadora Gisela Nunes na AFL
- 869 Visualizações
- 27-10-2010
27.10.2010 Opinião
Na passada quinta-feira, em concorrida solenidade, foi empossada Presidente da Academia Fortalezence de letras, a desembargadora Gisela Nunes, que sucedeu ao Acadêmico João Soares Neto, responsável por auspiciosa fase de realizações daquela prestigiosa Arcádia.
Discursando na ocasião, a recém-empossada proferiu cintilante oração, dentro de um estilo escorreito, sempre característico de suas obras literárias, bem assim de votos monocráticos e sentenças lapidares, exarados durante a sua longa judicatura, quando se impôs à admiração de seus Pares e dos círculos jurídicos de nossa Unidade Federada.
Um dos últimos cargos que exerceu com invulgar brilho e proficiência foi o comando de nossa Corte Eleitoral, presidindo o pleito municipal de 2008 e contribuindo para que a disputa fosse pautada dentro dos inafastáveis princípios da legislação pertinente.
Ressalto que acompanhei, de perto, a trajetória da desembargadora Gisela Nunes da Costa, à frente de Comarcas interioranas, até alçar-se, por merecimento, ao Tribunal de Justiça, aureolada por elogiada conduta, ao lado de eminentes colegas, os quais, igualmente, pontificaram como vultos estelares de nossa magistratura.
O seu apego inflexível aos ditames da lei, fê-la granjear a indiscrepante respeitabilidade dos demandantes e de seus colegas, o que passou a ser o maior galardão da carreira, como sempre foi realçado por quantos com ela, de perto privaram, ao longo de mais de três décadas de incessante porfia.
À testa do referenciado Silogeu, confia-se em que a sua gestão, ora principiada, far-se-á assinalada por expressivas iniciativas, dignas de seu alentado currículo, no qual se inserem vários trabalhos publicados, com excelente aceitação pela crítica especializada.
Registro, pois, neste artigo, o magno acontecimento, convicto de que a Academia Fortalezense de Letras sequenciará o notável desempenho, até cumprido há pouco de maneira exemplar por seu ilustre antecessor.
Ao lado da ACL, hoje dirigida por Pedro Henrique Saraiva Leão, bem assim de outras entidades de idênticos objetivos, a recém-empossada estimulará ações conjugadas que assegurem o cumprimento de finalidades tão significativas para o incremento de nossa expansão cultural.