Vara de Execução Penal realiza primeira audiência com processo digital
- 757 Visualizações
- 22-10-2010
O titular da Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios (VEP) do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Luiz Bessa Neto, realizou nesta sexta-feira (22/10), a primeira audiência com processo digital da unidade. A audiência foi referente ao pedido de liberdade condicional do apenado F.M.S.M., condenado por roubo, dano ao patrimônio alheio e resistência à prisão. Por já ter cumprido 2/3 da pena de 4 anos e 9 meses, ele recebeu o benefício.
Durante a oitiva do réu, o magistrado, a defensora pública Sandra Dond Ferreira e o promotor de Justiça Sílvio Lúcio Correia Lima acompanharam o processo pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ).
O sistema disponibilizou automaticamente o histórico do apenado e o cálculo do tempo de pena já cumprido, facilitando o trabalho dos operadores do Direito. Todas as informações da audiência foram inseridas no termo modelo do SAJ, anexado ao processo virtual, no final da oitiva.
Para o juiz Luiz Bessa Neto, a virtualização proporciona maior agilidade nas audiências, economia de recursos e de espaço físico, transparência e segurança processual. “Já podemos ver as vantagens que o sistema proporciona para os servidores, Judiciário e sociedade em geral”, declarou.
Cerca de 15 mil processos, que tramitam na unidade judicial, estão sendo digitalizados e tendo os dados cadastrados no SAJ.