Conteúdo da Notícia

Iniciadas obras de reforma da estrutura do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Iniciadas obras de reforma da estrutura do Fórum Clóvis Beviláqua

21.10.10
O Fórum Clóvis Beviláqua está passando por uma ampla reforma, que vai da reestruturação de toda a rede elétrica à substituição de pisos, divisórias e tetos de todos os departamentos, setores e varas.
A reforma tem como objetivo adequar a estrutura do prédio para a implantação do processo eletrônico, assegurando à população uma prestação jurisdicional ágil, segura e transparente.
O consórcio vencedor da licitação para a reforma, composto pelas empresas JFJ Tecnologia e Targa Engenharia, já iniciou a substituição de calhas e fiação dos corredores internos.
O prédio do Fórum, construído em forma de ?H?, foi dividido em dois blocos, A e B, e cada um deles terá sete níveis.
Até o momento, a reestruturação dos corredores internos de dois níveis já foi concluída e há mais dois para ser concluídos nos próximos dias.
Um dos engenheiros responsáveis pela obra, Leonardo Tavares, explica que, após o trabalho nos corredores internos, os espaços que abrigam as secretarias das varas e outros setores passarão pela intervenção simultânea de troca da rede elétrica e de informática.
Também será feita substituição do teto, das divisórias e do piso. O ritmo de trabalho, segundo ele, é de 300 m² por dia. A equipe trabalhará inclusive nos finais de semana para concluir as obras dentro do prazo. Mudanças De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Francisco José Porto Montenegro, as mudanças fazem parte de uma determinação da Presidência do Tribunal de Justiça Ceará (TJ/Ce) para assegurar serviço de qualidade aos jurisdicionados.
Na entrada principal do Fórum será instalado um Serviço de Recepção Especializado, que vai orientar e encaminhar os que buscam atendimento, facilitando assim o acesso do cidadão aos diversos setores e varas.
A recepção funcionará no 1º piso do Fórum e será equipada com modernos equipamentos de informática. Também nesse piso serão construídas 100 salas para a realização de audiências, além de serviços prestados por bancos, OAB, defensoria, departamento de Psicologia, Serviço Social entre outros.
Já o 2º e o 3º pisos estão destinados aos gabinetes dos magistrados e assessores que estarão focados na produção de despachos e sentenças. O secretário também informou que as salas destinadas aos defensores e promotores, atualmente dentro da própria unidade judiciária, passarão a funcionar em local estratégico dentro do Fórum, facilitando também o trabalho desenvolvido por esses profissionais.
Outra mudança significativa é que, com a virtualização dos processos, uma área de 16 mil m2, ocupada pelo arquivo, será utilizada pelos operadores do Direito para outro fim. No início da semana, o departamento de Distribuição começou a ser transferido para outro espaço dentro do Fórum.
A mudança tem caráter provisório e visa permitir a reforma do local. Está sendo disponibilizada ampla área climatizada, localizada no subsolo, com todos os equipamentos necessários para o trabalho de encaminhamento das ações que dão entrada no setor de Protocolo.
Esse mesmo espaço abrigará outros setores e varas, rotativamente, ao passo que a reforma for chegando aos demais locais em funcionamento.
O Fórum Clóvis Beviláqua é o maior prédio horizontal da América Latina e terá seus 65 mil m2 reformados para abrigar o moderno judiciário cearense em nível de 1º Grau.
É importante destacar que a reforma está sendo viabilizada a partir de várias reuniões com juízes, promotores, defensores, advogados e servidores que definiram o reordenamento do prédio segundo as necessidades e as demandas exigidas de cada área.
Fonte: TJ/Ceará