3º Tribunal do Júri julga acusado de tentativa de homicídio nesta quinta-feira
- 828 Visualizações
- 13-10-2010
Vicente Paulo Ibiapina, acusado de tentar matar Rafael Brenner Maciel de Lima, será levado a julgamento pelo 3º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua nesta quinta-feira (14/10), às 14h30. O julgamento será presidido pelo juiz José de Castro Andrade. O Ministério Público (MP) será representado pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina Lima Maia, enquanto a defesa será feita pelo defensor dativo João Irton Veloso Frota.
O crime aconteceu no dia 9 de março de 2009, por volta das 22h, na rua Travessa Olímpio de Paiva, bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Segundo a denúncia do MP, vítima e réu faziam parte de gangues rivais e, dois dias antes da tentativa de assassinato, eles se encontraram em uma praça do bairro. De acordo testemunhas, Vicente Paulo fez ameaças e atirou várias pedras contra Rafael, que se retirou do local.
Na noite da tentativa de assassinato a vítima estava na companhia de dois amigos, quando novamente o acusado apareceu e fez ameaças de morte. Após as provocações, Rafael voltou para sua residência, mas foi seguido pelo réu, que ingressou na casa e apontou um revólver para a cabeça da vítima. Segundo Rafael, ele só não morreu porque a arma não disparou naquele momento.
Na tentativa de fuga, Rafael levou um tiro, mas foi socorrido e levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF). O acusado fugiu em uma bicicleta, tendo sido capturado em seguida pela polícia. Em depoimento, Vicente Paulo confessou a tentativa de homicídio. Ele afirmou, na verdade, que tinha a intenção de assassinar um amigo da vítima mas, para não ?dar viagem perdida?, tentou matar Rafael. O réu está preso no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga.