Conteúdo da Notícia

TJCE promove curso sobre adoção em parceria com entidade do Rio Grande do Sul

TJCE promove curso sobre adoção em parceria com entidade do Rio Grande do Sul

Ouvir: TJCE promove curso sobre adoção em parceria com entidade do Rio Grande do Sul

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai-CE), firmou parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, para a promoção do curso “Adoção – Um Novo Nascimento”. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A capacitação conta com o apoio da Secretaria de Direito Humanos da Presidência da República e do Projeto Acolher, de Porto Alegre. É direcionado a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais que atuam na rede de serviços, incluindo gestores de políticas públicas de assistência social, saúde e educação.
O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais que atuam no sistema de Justiça, privilegiando a filosofia básica e os princípios éticos que norteiam a adoção, quais sejam os direitos fundamentais da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária.
O Cededica desenvolve o ciclo de palestras em outras capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Belém e Belo Horizonte). Os eventos são financiados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
PROGRAMAÇÃO
Na abertura do evento, às 8h30 do dia 25, estarão presentes o diretor geral da Esmec, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, a presidente do Cededica, Mari de Fátima Borges da Silva, e a coordenadora técnica do Projeto Adoção, Liliane Gonçalves Saraiva.
Para a manhã do mesmo dia, estão programadas palestras sobre “Os Direitos Fundamentais na Infância e Adolescência: Diretrizes Éticas da Adoção”, e a “A Nova Lei da Adoção ? lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009”.
A Lei da Adoção dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para a garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes, na forma prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Pela tarde, devem ser realizadas duas palestras: “Abandono, carência e separação precoce: impactos no desenvolvimento infantil”, e “A importância do Bom Trato Institucional”.
Já no dia 26, pela manhã, serão abordados os temas “As questões acerca dos candidatos à adoção” e “Preparação dos futuros pais adotivos ? a proposição e o encontro das duas histórias”.
À tarde, serão discutidas “Avaliação e preparação da criança para a adoção” e “Utensílios práticos de acompanhamento nos primeiros passos da adoção”. No final do curso, será exibido o filme “O Pequeno Italiano”.
As palestrantes convidadas são Alda Maria Holanda Leite e Rita Emília Carvalho Bezerra de Menezes, juízas da Infância e da Juventude do TJCE, e Maria Neves Feitosa Campos, procuradora de Justiça do Ministério Público do Ceará.
O promotor de Justiça Eulério Soares Junior, a professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Cremilda Maria Moreira, a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Acolher, Sylvia Nabinger, a advogada Estela Franco e a psicóloga Verônica Chaves também ministrarão palestras durante o seminário.