Conteúdo da Notícia

Estudante baleada dentro de escola

Ouvir: Estudante baleada dentro de escola

06.10.2010 polícia
A estudante Vitória Régia Silva Santos, 14 anos, foi baleada com um tiro no braço esquerdo. O caso aconteceu por volta das 9 horas da manhã, dentro da Escola Municipal Catarina Lima, na rua Pedro Martins, no bairro Bom Jardim. Era horário de recreio. Um garoto mostrava o revólver para a colega quando a arma disparou. A adolescente foi socorrida para o Frotinha de Parangaba, acompanhada pela vice-diretora. O garoto que estava com o revólver foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Antes, ele falou com a direção da escola. Disse que havia trocado o revólver por um videogame e levou a arma para mostrar aos colegas de classe.
No momento em que o adolescente falava com a colega de sala, a arma disparou. ?Falando conosco, ele disse que andava com a arma para sua proteção?, contou a coordenadora pedagógica Sônia Maciel. ?A gente sabe que ele não teve culpa, que foi um tiro acidental?, disse a coordenadora.
A escola atende à população nos três turnos (manhã, tarde e noite) e tem hoje 1.200 alunos. ?Não temos como detectar um estudante que entre no prédio com um objeto, dentro da bolsa ou da mochila, como revólveres ou estiletes. É difícil fazer uma revista. O que podemos fazer é orientar. E quando ficamos sabendo, tomamos providência. Tanto a escola como o aluno são vítimas desse clima de violência que vivemos hoje e que deixa todo mundo triste?.
?Estou há 10 anos aqui e foi a primeira vez que presenciei isso?, revelou Sônia. Ela lembrou que o caso de ontem não foi o primeiro ocorrido na região. ?Já soubemos de três estudantes atingidos aqui, no Bom Jardim. Um morreu afogado e dois foram baleados. Eu fico constrangida, pensando como mãe. Fico imaginando o que a criança ou o adolescente que vive isso hoje poderá enfrentar mais tarde?.
A mãe da garota baleada de raspão, que tem problemas cardíacos, foi para o hospital junto com a filha. O estudante foi levado para a DCA, acompanhado por uma equipe do Ronda do Quarteirão, representantes da direção da escola e familiares da garota. Ele responderá por lesão corporal culposa. Hoje, (dia 6) será ouvido pela Promotoria da Vara da Infância e da Juventude.
45 crianças
Segundo dados do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), já foram atendidas no hospital, este ano, 45 crianças com lesões provocadas por arma de fogo. Os dois últimos casos haviam ocorrido domingo. Um deles, no bairro Siqueira, em Fortaleza. A vítima foi uma menina de 3 anos, atingida no abdômen. O outro foi no município de Iguatu.