Conteúdo da Notícia

Treinamento do Sistema de Automação Judicial começa nesta segunda-feira

Ouvir: Treinamento do Sistema de Automação Judicial começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (16/08) o treinamento para a implantação do Sistema de Automação Judicial do Segundo Grau ? SAJ/SG, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A capacitação é voltada para servidores e estagiários lotados nas unidades integrantes da Secretaria Judiciária, Gabinetes dos Desembargadores, Protocolo, Secretarias das Câmaras Cíveis e Criminais Isoladas e Secretaria Geral do TJCE.
De acordo com Pedro Cavalcante, gerente do Projeto de Virtualização do Segundo Grau, o treinamento tem como objetivo proporcionar a familiarização dos servidores com o novo sistema, que será implantado no dia 6 de setembro deste ano, em substituição ao atual Sistema Processual (SPROC).
Cavacante ressaltou que, nesta fase, o foco do treinamento será o uso do sistema ainda na versão física dos processos mas, em uma segunda etapa do projeto, será ofertado curso para implantação da versão digital, seguindo o cronograma de virtualização do TJCE.
O curso se estenderá até o dia 3 de setembro e o cronograma terá como base o fluxo de trabalho dos servidores. A carga horária será de quatro horas para os servidores lotados no Serviço de Protocolo e oito horas para os lotados nas demais unidades, não excedendo o limite de 20 participantes por turma, conforme portaria de convocação para o treinamento (nº1133/2010), assinada pelo presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto.
Digitalização
O treinamento está inserido nas medidas que fazem parte do projeto de virtualização da Justiça do Ceará, que substitui o meio físico pelo eletrônico, proporcionando economia de recursos e mais agilidade na tramitação dos processos.
Em recente visita à central de digitalização de processos do Poder Judiciário cearense, que contou com a presença do governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, o presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, reforçou que o trabalho de virtualização “é fruto do esforço de todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário do Ceará”.