Crateús: 1.154 solicitações de DPVAT em um ano
- 1042 Visualizações
- 13-08-2010
13.08.2010 Fortaleza
No município de Crateús, pedidos de pagamento do DPVAT ultrapassam o número de acidentes registrados pelo Detran. Foram 20 desastres e 1.154 solicitações do seguro
Demitri Túlio – Colunista Luiz Henrique Campos – Jornalista 13/08/2010 02:00
Crateús, localizado a 354 km de Fortaleza, virou endereço do crime para Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A. Desconfiada com o pagamento suspeito de indenizações no município cearense, a gestora do seguro obrigatório pago por proprietários de veículos automotores de via terrestre no Brasil teve de ir à Justiça para que 141 inquéritos policiais fossem desarquivados.
Nos inquéritos, para além dos indícios ignorados pela Polícia Civil, a constatação da atuação de uma máfia especialista em desviar o seguro DPVAT. Para se ter uma ideia da voracidade das quadrilhas, o Juizado Especial de Crateús julgou, entre julho e setembro de 2008, 1.154 processos referentes à liberação do benefício.
A quantidade de ações indenizatórias espantou o juiz Magno Gomes de Oliveira, na época titular da 2ª Vara da Comarca de Crateús. Os números, ressalta um documento assinado pelo magistrado que hoje responde pela comarca de Boa Viagem, reforçariam a existência de um grupo criminoso que se apropriava do dinheiro público do DPVAT.
As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), referentes a acidentes automobilísticos no ano de 2007, evidenciam, de acordo com o juiz, a fraude. ?Isto porque foram julgados por este Juizado Especial 1.154 ações judiciais que teriam ingressado nos anos de 2007 e 2008, o que significa que, somente em Crateús, ocorreram 68,12% do total de acidentes registrados em todos os municípios do Interior do Ceará em 2007?, escreve o juiz Magno Gomes.
Detran
De acordo com os dados do Detran-CE, nos 184 municípios cearenses ocorreram 1.694 acidentes de trânsito envolvendo carro, moto, ônibus ou caminhão. Já as histórias de desastres narradas nas ações judiciais do DPVAT em Crateús chegam a 1.154 histórias.
Quando confrontados os indicadores de acidentes de trânsito no Estado com a frota de veículos de Crateús, mais espanto.
Segundo as informações do Detran, o total de veículos em Crateús, em 2007, era de 12.437 unidades. Naquele ano, para cada dez mil veículos no Ceará, 111,92 pessoas tinham se ferido em acidentes de trânsito.
Em Crateús, comparando as 1.154 ações de cobrança do seguro DPVAT com a frota de veículos, o número de acidentes ocorridos, somente no município, seriam proporcionalmente 10,65 vezes maior do que a média do Ceará.
Em 2007, na verdade, segundo o Detran-CE, foram registrados apenas 20 acidentes de trânsito em Crateús. E somados todos os sinistros ocorridos nos 15 municípios que compõem a 4ª circunscrição de trânsito (área de Crateús) a conta vai para 123 casos. Não havendo, segundo o documento do juiz Magno Gomes, ?qualquer plausibilidade no números de acidentes indicados nos 1.154 pedidos de pagamento do DPVAT?.
A quantidade de irregularidades contra o seguro obrigou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social a designar, em 2008, o delegado Elzo Moreira para acompanhar a situação. Durante oito meses ele ouviu cerca de 100 pessoas e, ao final, só encontrou elementos para indiciar oito dos suspeitos.
De acordo com o delegado, não foram identificadas nas investigações redes de fraudadores, ?mas pessoas que tinham ligações entre os casos?. Elzo, que está hoje na delegacia metropolitana de Caucaia, deixou o caso há mais ou menos um ano e não soube informar o rumo que tomaram os inquéritos.
NÚMEROS
141
Crateús é o maior foco de suspeita de fraudes no Ceará em relação ao DPVAT. Uma auditoria apontou 141 casos de irregularidades.
8
Apenas oito pessoas foram indiciadas entre 100 ouvidas pela Polícia Civil. A Seguradora Líder pediu reabertura de 141 inquéritos.
Leia amanhã
AUTORIDADES DE PARNAÍBA (PI) E ARAPIRACA (AL) AFASTADAS POR ENVOLVIMENTO COM A FRAUDE