Conteúdo da Notícia

Acusado de matar ex-funcionário é condenado a 19 anos de prisão

Acusado de matar ex-funcionário é condenado a 19 anos de prisão

Ouvir: Acusado de matar ex-funcionário é condenado a 19 anos de prisão

O Conselho de Sentença do 5º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou, nesta segunda-feira (05/07), o réu Francisco Rinaldo Ferreira Figueiredo a 19 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de José Barbosa de Sousa. A defesa recorreu da sentença, e o réu irá aguardar o julgamento da apelação em liberdade.
No júri, o Ministério Público sustentou a acusação descrita nos autos e pediu a condenação de Francisco Rinaldo por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O advogado Flávio Jacinto pediu a desqualificação do crime, tese parcialmente acatada pelos jurados, que consideraram apenas o motivo fútil, condenando o réu.
O júri foi presidido pelo juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, e a acusação ficou a cargo do promotor Ricardo Machado.
O CRIME
O crime ocorreu em 26 de outubro de 2000, no Centro de Fortaleza. Segundo os autos, a vítima havia trabalhado para Francisco Rinaldo entre os anos de 1997 e 1999. Ao ser demitido, José Barbosa promoveu uma ação trabalhista contra o ex-patrão.
Os dois iriam se encontrar naquela data para uma sessão conciliatória. José Barbosa chegou ao local marcado para a audiência e, quando subia as escadas em direção ao escritório do advogado, foi atingido por três disparos de revólver. Após o crime, Francisco Rinaldo fugiu.