Conteúdo da Notícia

Empresário acusado de matar ex-funcionário será julgado pelo 5º Tribunal do Júri

Ouvir: Empresário acusado de matar ex-funcionário será julgado pelo 5º Tribunal do Júri

A 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, na próxima segunda-feira (05/07), às 9h, o empresário Francisco Rinaldo Ferreira Figueiredo. Ele é acusado do assassinato de José Barbosa de Sousa, ocorrido em outubro de 2000, no Centro de Fortaleza.
O empresário responde ao processo em liberdade e será julgado pela prática de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Consta nos autos que José Barbosa de Sousa trabalhou como motorista na empresa do réu entre 1997 e 1999. Segundo denúncia do Ministério Público (MP), ele teria sido demitido sem justa causa e, por isso, promoveu ação trabalhista contra o ex-patrão.
A ação judicial foi julgada procedente e já estava em fase de execução, quando o advogado que defendia os interesses da vítima marcou, em seu escritório na rua 24 de maio, no Centro, audiência conciliatória entre os dois.
De acordo com o MP, no dia 26 de outubro de 2000, o réu chegou antes das 9h da manhã, horário marcado para o encontro, e ficou aguardando o ex-funcionário. José Barbosa chegou ao local e, quando estava subindo as escadas do prédio em direção ao escritório do advogado, foi atingido por três disparos de revólver. Após o crime, Francisco Rinaldo fugiu do local.
O acusado foi pronunciado para ir a Júri Popular em setembro de 2004. A defesa, patrocinada pelo advogado Flávio Jacinto, recorreu da sentença de pronúncia, porém teve recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O julgamento será presidido pelo juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, que está respondendo pela 5ª Vara do Júri. A acusação ficará a cargo do promotor de Justiça Ricardo Machado.