Conteúdo da Notícia

Desembargadores, juízes e servidores serão treinados para virtualização

Ouvir: Desembargadores, juízes e servidores serão treinados para virtualização

28.06.10
A partir da segunda quinzena de julho deste ano, os desembargadores, juízes de Direito da Capital, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) e do Fórum Clóvis Beviláqua receberão treinamento sobre o processo de virtualização do Poder Judiciário cearense.
Maior transparência e celeridade nos atos da instituição, mediante a implantação e tramitação eletrônica dos processos e dos procedimentos administrativos dos órgãos do 1º e 2º Graus do Poder Judiciário, são, em síntese, os principais objetivos do programa de virtualização da Justiça estadual.
O treinamento dos magistrados e servidores tem fundamento no Programa de Inovação, Desburocratização, Modernização da Gestão e Melhoria da Produtividade do Poder Judiciário do Estado do Ceará (PIMP). O programa foi criado através da Lei Estadual nº 14.415/2009, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 11 de agosto de 2009.
Os cursos serão ministrados ? no intervalo do expediente da repartição ? através de vários módulos. Técnicos da Softplan, empresa responsável pela implantação do programa de virtualização do Poder Judiciário do Estado do Ceará, serão os instrutores do treinamento.
A Secretaria de Recursos Humanos e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) estão elaborando a programação, turmas e horários de funcionamento dos módulos, bem como o período de realização dos cursos.
A virtualização envolverá as áreas processuais e administrativas. O primeiro passo da virtualização na Justiça cearense ocorreu a partir do início do mês deste mês, quando foi instituído o Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
O DJE é o meio de comunicação oficial, publicação e divulgação dos atos processuais e administrativos do Poder Judiciário do Estado do Ceará.O segundo passo está sendo a digitalização e virtualização das Varas de Execução da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua e da Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios (VEP).
O treinamento sobre virtualização administrativa visa atender às demandas de novos sistemas gerenciais por meio de uma solução integrada, implementando o processo administrativo eletrônico e assegurando maior eficiência na tramitação das rotinas internas.
Esse trabalho envolve ofícios, diárias, férias, substituições, folha de pagamento, contratos e comunicados no âmbito do Poder Judiciário, destaca Adriana Leal, diretora do Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça.
A expectativa do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, é de que todas as unidades judiciárias de Fortaleza (Entrância Final) estejam virtualizadas ? processual e administrativamente até o final deste ano. As comarcas do interior começarão a ser virtualizadas em 2011.
Fonte: TJ/Ceará