Cid Marconi é nomeado para o TRE
- 1527 Visualizações
- 08-06-2010
Poítica 08.06.2010
O ex-vereador e advogado Cid Marconi foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor o pleno de juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O ato de nomeação foi publicado ontem no Diário Oficial da União. O advogado ocupará o cargo por dois anos.
Para Marconi, o maior desafio do TRE nessa fase pré-campanha é julgar com rapidez as ações de propaganda eleitoral ilegal e antecipada. “Ainda estamos julgando processos das eleições municipais (2008). Não queremos esse tipo de atraso para este ano”. O advogado espera eleições tranquilas em outubro, pois até agora não há um grande opositor à tentativa de reeleição do governador Cid Gomes (PSB), o que inviabiliza uma disputa acirrada.
Marconi diz que sua experiência como vereador, entre os anos 1993 e 2000, ajuda hoje na interpretação dos processos eleitorais. “Colabora ainda mais nos julgamentos, pois soma na visão que o juiz pode ter, considerando que já estive do outro lado da mesa”.
O advogado já tinha experiência dentro do TRE, pois foi suplente no tribunal por dois anos e também entre os meses de janeiro e abril passados. O pleno do TRE é formado por sete juízes. Marconi assumirá o cargo deixado por Anastácio Marinho, que foi juiz do tribunal por quatro anos.