Conteúdo da Notícia

Mutirão de interdição no Fórum já registra 402 perícias médicas

Ouvir: Mutirão de interdição no Fórum já registra 402 perícias médicas

Um terço das ações de interdição que tramitam nas 18 Varas de Família foram resolvidas nos três primeiros dias do mutirão dedicado a esses processos, iniciado na última segunda-feira (24/05) no Fórum Clóvis Beviláqua. A afirmação é do coordenador do mutirão e titular da 2ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, juiz Francisco Bezerra Cavalcante. Segundo ele, esse resultado é devido à realização de 402 perícias médicas entre os dias 24 e 26.
?É um resultado excepcional porque praticamente metade das 1.000 audiências marcadas foram realizadas com 100% de aproveitamento. Quem compareceu, foi atendido e saiu daqui com uma definição. Isso, além da desobstrução processual, significa um impacto social enorme?, afirma o magistrado.
Nesta quinta-feira (27/05), penúltimo dia do mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação?, as Varas de Família continuaram dando prosseguimento às audiências de ações de interdição.
Uma delas foi a do aposentado H.C.M. e da filha, J.A.M., de 20 anos. ?Ela foi submetida a uma perícia médica porque tem uma deficiência mental. Fiquei feliz por ter conseguido dar um fim a esse processo e uma solução para importantes questões práticas?, afirma pai de J.A.M..
O mutirão
Criado pelo Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em fevereiro deste ano, o mutirão foi iniciado no último dia 3 tratando de ações de investigação de paternidade, que tramitam nas Varas de Família. Durante essa semana, foram registrados 122 acordos, através de reconhecimentos voluntários, e 309 exames de DNA.
A segunda semana do mutirão aconteceu de 10 a 14 de maio, quando foram feitos 833 acordos em processos relativos a multas de trânsito pertencentes às Varas de Execuções Fiscais.