Abertura da exposição que homenageia Clóvis Beviláqua emociona servidores e visitantes do Fórum
- 1108 Visualizações
- 08-10-2019
Servidores do Judiciário e o público que visitou o Fórum de Fortaleza ficaram emocionados, nesta terça-feira (08/10), com a abertura da exposição que homenageia os 160 anos de nascimento de Clóvis Beviláqua. A solenidade contou com encenação da companhia de teatro Comédia Cearense e apresentação musical formada pelos corais do Tribunal de Justiça do Ceará, Soul Cantor, do Conservatório Alberto Nepomucena, além do Projeto Cultivando Talentos, da Fundação Beto Studart.
Maria Ivany, que estava no Fórum em busca dos serviços da Justiça no momento das apresentações, elogiou a iniciativa. “É como se tivéssemos fazendo uma viagem no tempo, imaginando como era no passado e como funcionava. É muito interessante. A gente viaja na história”, destacou.
“Eu entrei no Fórum e escutei logo a apresentação musical que me chamou a atenção”, afirmou a visitante Jayne Santos. Para ela, é importante manter a memória, “para valorizar nossa história. Gostei muito de ter vindo aqui hoje e ter visto tudo”.
O servidor Cosme Sérgio disse ter se sentido feliz em poder presenciar as apresentações. “É uma honra participar desse momento que homenageia uma figura tão importante para o Judiciário e para a história do Estado e do País”.
Presente ao evento o desembargador Sérgio Parente, que é o coordenador do Memorial do Poder Judiciário, e um dos idealizadores da exposição.
A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, afirmou que “ficou feliz em receber uma parte do acervo e disponibilizar para os usuários. Gosto muito de ver esse Fórum vivo e com a arte se propagando.”
A mostra é gratuita e permanecerá durante todo o mês de outubro. Fica no hall de exposições do Fórum e tem acervo rico de referências de Clóvis Beviláqua, que além de jurista foi também escritor, filósofo, jornalista, sociólogo. No local, estão expostos livros, fotografias, cartas, medalhas de condecorações e outros documentos cedidos pelo Memorial do Poder Judiciário estadual, situado no Palácio da Justiça, no Cambeba.
Veja também
Tribunal de Justiça leva ao Fórum de Fortaleza exposição em homenagem aos 160 anos de Clóvis Beviláqua